Refém do Hamas, jovem faz aniversário e é homenageada pelo governo de Israel
Aventuras Na História
Nesta quinta-feira, 12, uma jovem israelense chamada Noa Argamani, que ficou conhecida em todo o mundo após ser vista em vídeo sendo sequestrada pelo Hamas, completou 26 anos. Ainda sob o controle do Hamas, ela foi homenageada pelo governo de Israel na data especial.
Desde o último sábado, 7, o mundo todo vem observando o tenso e controverso conflito entre o Estado de Israel e o Hamas — movimento islamista palestino que controla a Faixa de Gaza. Entre os acontecimentos mais marcantes registrados, um que segue chamando bastante atenção foi a invasão a um festival de música eletrônica que, segundo autoridades israelenses, vitimou 260 pessoas, enquanto outras mais de 100 foram levadas como reféns.
+ Árabes x Israelenses: Entenda as origens do conflito entre dois povos
Entre as pessoas que foram sequestradas pelos extremistas, está Noa Argamani, uma jovem que foi ao festival com o namorado, Avinatan Or, e que pôde ser vista em imagens divulgadas pelos sequestradores palestinos quando foi capturada e, posteriormente, sentada em um sofá bebendo água, ainda sob o controle do Hamas.
Nesta quinta-feira, 12, Noa Argamani completa 26 anos. "Esta linda mulher se chama Noa. Ela foi feita refém pelo Hamas durante um festival de música. Hoje é seu aniversário de 26 anos. Seus pais pedem que todos lhe desejemos um feliz aniversário, na esperança de que, talvez, de alguma forma, essas mensagens cheguem até ela. Por favor, compartilhem", publicou no X, antigo Twitter, o governo de Israel em homenagem à jovem.
+ O que aconteceu com Shani Louk, a tatuadora levada pelo Hamas?
Saldo da guerra
Atualmente, a guerra travada entre o Estado de Israel e o Hamas está em seu sexto dia, tendo levado à morte milhares de israelenses e palestinos, tanto em ataques diretos de homens armados quanto em bombardeios de grande escala. De acordo com o UOL, Israel registrou 1,3 mil mortes, enquanto a Faixa de Gaza, 1,4 mil; além disso, o Exército israelense afirma ter encontrado corpos de 1,5 mil membros do Hamas em seu país.
Além dos mortos, atualmente há uma estimativa de 6.049 pessoas feridas em Gaza, e outras 3.268 hospitalizadas em Israel. Apesar disso, agora militares israelenses concentram suas tropas na fronteira com Gaza, onde se preparam para uma nova fase na guerra.