'Saco laranja brilhante' achado em rio na Holanda chama atenção
Aventuras Na História
Biólogos da cidade holandesa de Utrecht foram pegos de surpresa ao se depararem com um objeto inusitado: um 'saco laranja brilhante' de origem animal, encontrado no fundo de uma ilha flutuante na região. Após análise, a equipe descobriu que se tratava de uma colônia de briozoários, pequenos invertebrados que formam estruturas coloniais com formato de saco.
"Estes animais se agrupam em colônias, formando verdadeiros sacos flutuantes que podem chegar a 2 metros de diâmetro", explicou a ecologista Anne Nijs, em entrevista ao site holandês "AD". Na América, essas colônias são popularmente conhecidas como "a bolha".
A presença desses organismos na Holanda é considerada bastante incomum. "Felizmente, eles não representam nenhuma ameaça ao nosso ecossistema", afirma Anne.
Origem
Os briozoários em questão são originários do leste dos Estados Unidos e foram registrados pela primeira vez na Europa em 1883, na Alemanha. A partir dos anos 1990, sua presença se tornou mais frequente em diversas regiões do continente.
As colônias de briozoários costumam ter um ciclo de vida curto, morrendo no outono (primavera no Hemisfério Sul) e liberando um forte odor. Apesar de sua aparência peculiar e origem exótica, esses organismos não oferecem riscos à fauna e flora local.
Leia também: Misteriosos aglomerados viscosos em praias do Canadá intrigam especialistas