Santa Catarina: Integrantes de suposto grupo neonazista irão a tribunal
Aventuras Na História
No último mês de novembro, oito homens entre 22 e 48 anos foram presos de forma preventiva em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, por supostamente integrarem um grupo neonazista.
Já nesta última segunda-feira, 12, os suspeitos foram acusados de "associação para o fim específico de cometer crimes de praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional", de acordo com informações do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
A célula neonazista fazia reuniões anuais para idolatria de tópicos relacionados ao antissemitismo (preconceito direcionado a povos de origem judaica e suas crenças religiosas) e racismo. Eles também confeccionavam produtos como camiseta e bottons que disseminavam mensagens nazistas.
Os réus
De forma curiosa, apenas um dos indiciados mora no estado onde ocorriam os encontros — outros são do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e até mesmo Portugal. A cidade de Florianópolis teria escolhida para sediar as reuniões especificamente por ter sido a primeira colônia de imigrantes alemães no Brasil.
Conforme repercutido pelo G1, três dos acusados já possuem ficha criminal prévia: um deles foi preso por porte de arma, outro é suspeito de ter cometido assassinato e um terceiro foi condenado por tentar assassinar judeus.