Situação análoga à escravidão: mulher que vivia há mais de 40 anos em regime é resgatada
Aventuras Na História
Em uma casa em Fortaleza, no Ceará, uma senhora de 78 anos foi resgatada em situação análoga à escravidão. Conforme repercutiu o portal de notícias do UOL, a mulher já vivia desta maneira há mais de 40 anos, fazendo atividades domésticas em troca de moradia e comida.
No resgate, que aconteceu na última segunda-feira, 15, os donos da casa onde a idosa era mantida nesta situação relataram que ela era "da família". Ainda, a senhora não tinha direito a pagamento, e muito menos acesso a qualquer tipo de descanso e registro detrabalho.
Após o resgate, a vítima foi levada para um abrigo, onde é assistida por equipes multidisciplinares. Quando se trata da família que a mantinha na situação análoga à escravidão, eles responderão a uma ação civil pública.
O resgate
Foi por meio de uma denúncia anônima que os órgãos responsáveis chegaram ao local onde a vítima se encontrava. Em uma ação movida pelo Ministério Público do Trabalho, será solicitado uma indenização por danos morais, pagamento de salários e de verbas rescisórias à mulher.
Em nota, o órgão escreveu: “Ela trabalhava de domingo a domingo, sem folgas ou férias. Não tinha carteira de trabalho assinada, não recebia salário e não tinha períodos de descanso do trabalho".