Sol Negro: O que é o símbolo nazista apontado por internautas em corpo de agressor?
Aventuras Na História
Nos últimos dias, é repercutido nas redes sociais uma série de vídeos relacionados a uma briga entre o funkeiro MC Daniel e o namorado de uma fã. A discussão teria começado, como pode ser visto em vídeos publicados desde o sábado, 18, o segundo homem se incomodou que a namorada quisesse tirar fotos com o ídolo, e partiu para cima do músico.
Rapidamente o segurança do artista interviu na situação, atingindo o homem com um soco, que caiu. No entanto, a confusão não termina, e o agressor ainda tenta revidar mais algumas vezes. Em outro momento, ainda é possível vê-lo sem camisa. Assim, internautas passaram a notar que, em suas costas, existe um símbolo tatuado: o Sol Negro — um dos vários ícones utilizados pelos nazistas. Mas, afinal, o que o símbolo representa?
Esoterismo
A figura, composta por dois círculos concêntricos e raios que os conectam, chamada de Sol Negro (em alemão, "Schwarze Sonne"), compreende mais um dos vários símbolos apropriados pela Alemanha Nazista durante o Terceiro Reich (1933 - 1945), quando seu governo era comandado pelo ditador Adolf Hitler. Entre eles, vale mencionar o que mais se destacou e ficou para sempre maculado com o ideário nazista, a suástica.
+ Bayern de Munique foi obrigado a usar suástica em escudo
De acordo com a Liga Anti-Difamação (uma organização não governamental judaica internacional que luta contra o avanço do antissemitismo), o Sol Negro é um símbolo utilizado de diversas maneiras por várias culturas ao redor do mundo, incluindo os nórdicos antigos e o povo celta. No entanto, a adoção pelos nazistas manchou tanto o significado, que ficaria para sempre relacionado às crueldades ocorridas na Segunda Guerra e no Terceiro Reich.
A organização sem fins lucrativos Freedom House — que trabalha para promover os direitos humanos, a democracia, o estado de direito e os meios de comunicação independentes ao redor do mundo — pontua que o símbolo do Sol Negro remete, inicialmente, a movimentos de esoterismo e ocultismo ocorridos na Europa durante o século 19. Eventualmente, fora apropriado por outras vertentes como cultos satanistas ou neopagãos e, até mesmo, organizações de traços esotérico-nazistas.
Símbolo nazista
Segundo a BBC, o símbolo do Sol Negro poderia ser visto, dentro da Alemanha Nazista, em um dos salões principais do castelo de Wewelsburg, onde funcionava também a sede da SS (sigla para "Schutzstaffel", "Esquadrão de Proteção" em português), a organização paramilitar ligada ao Partido Nazista que se envolveu com inúmeros crimes de guerra e contra a humanidade durante o Terceiro Reich. Com a queda do regime e fim da Segunda Guerra Mundial, porém, o símbolo deixaria de ser usado.
+ Se Hitler governou o 'Terceiro Reich', o que foram os outros dois?
"Mas ele voltou a se popularizar em 1991, com o livro 'O Sol Negro de Tashi Lhunpo', de Russell McCloud (pseudônimo do jornalista alemão Stefan Mogle-Stadel). Desde então, neonazistas de vários países têm o usado ativamente como símbolo de lições do ocultismo nazista que alega conectar o nazismo a 'saberes antigos secretos'", descreve ainda a Freedom House.
+ Relembre o período em que a suástica nazista esteve 'na moda' entre os punks
A instituição ainda afirma que nos últimos anos, quando notamos uma ascensão de discursos ultraconservadores e de extrema-direita, incluindo neonazistas, o símbolo do Sol Negro já não é mais tanto utilizado como um ícone de esoterismo. Em vez disso, é mais associado principalmente à mácula nazista e "sua tentativa de inventar a idealizada herança ariana", conforme a Liga Anti-Difamação.