Telhas de cerâmica mais antigas da história de Israel são descobertas
Aventuras Na História
Os pesquisadores da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) anunciaram a descoberta de 16 telhas de cerâmica no Parque Nacional da Cidade de David que foram consideradas as mais antigas já encontradas no território.
As análises revelam que esses artefatos remontam à época do rei Antíoco IVEpifânio, um governante grego pertencente à dinastia selêucida que esteve no poder entre 175 a.C. e 164 a.C.
Vale apontar que o achado arqueológico ocorreu nas proximidades das muralhas da antiga Jerusalém, e, até o momento, os vestígios da presença selêucida na região eram raras, o que torna o desdobramento ainda mais valioso para os arqueólogos israelenses.
Mais detalhes
Conforme repercutiu o The Jerusalem Post, as telhas em questão foram feitas a partir de um material durável e resistente à água, cujo processo de fabricação foi inventado na Grécia em meados do século 7 a.C.
As telhas eram muito raras na nossa região durante este período e eram estranhas às tradições construtivas locais, indicando que a técnica de utilização de telhas para cobrir partes de uma torre ou estrutura dentro daquela famosa fortaleza foi trazida de áreas controladas pelos gregos por governantes estrangeiros", apontou o IAA em uma declaração divulgada pelo veículo.