Transplante de coração de porco em humano é realizado pela segunda vez
Aventuras Na História
Na última quarta-feira, 20, um homem de 58 anos, identificado como Lawrence Faucette, recebeu o transplante de um coração de porco geneticamente modificado. Ele se tornou o segundo paciente do mundo a recepcionar este tipo de órgão. A prática de transplantar órgãos de animais em humanos se chama xenotransplante.
O procedimento atual, tal como o primeiro envolvendo um coração de porco, feito no ano passado, foi realizado por especialistas da Escola de Medicina da Universidade de Maryland. Porém, o primeiro receptor do órgão morreu dois meses depois da cirurgia devido “a uma multiplicidade de fatores, incluindo seu pobre estado de saúde”, de acordo com comunicado emitido na última sexta-feira, 22, pela universidade.
O segundo transplante do tipo ocorreu em razão de uma doença vascular pré-existente e complicações hemorrágicas internas que o paciente possuía e o impedia de receber um órgão humano. Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL com informações da AFP, caso Lawrence não recebesse o transplante experimental, ele enfrentaria um quadro de insuficiência cardíaca.
Outros detalhes
Antes do procedimento, Lawrence disse: “Minha última esperança era o coração de porco, o xenotransplante”, e completou: “Pelo menos agora eu tenho uma esperança e uma chance”. Além disso, a universidade informou que, depois da cirurgia, ele respirava sem a ajuda de aparelhos e o novo órgão funcionava bem, “sem qualquer assistência externa”.