Home
Notícias
Ucrânia conquista maior avanço no Sul desde o início das invasões russas
Notícias

Ucrânia conquista maior avanço no Sul desde o início das invasões russas

publisherLogo
Aventuras Na História
03/10/2022 17h38
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15229860/original/open-uri20221003-632-1e7o4a2?1664819767
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A guerra entre a Rússia e Ucrânia começou em fevereiro e desde o seu início, o exército russo teve mais vantagens em relação às forças ucranianas. Porém, nesta segunda-feira, 3, o exército de Kiev conquistou o seu maior avanço no sul do país desde o início das invasões.

Conforme divulgado no UOL, a Ucrânia rompeu as linhas de frente do exército russo seguindo adiante do rio Dnipro, ameaçando milhares de soldados de Moscou.

Informações sobre o ataque

A Ucrânia ainda não divulgou uma confirmação oficial da conquista, porém, fontes russas identificaram que uma investida de tanques ucranianos avançou dezenas de quilômetros ao longo da margem oeste do rio Dnipro, retomando aldeias pelo caminho.

Recentemente, as ofensivas de Kiev para reconquistar o leste do país vem gerando muito resultado, mudando o cenário da guerra mesmo com as ameaças nucleares da Rússia.

O líder russo que comanda alguns soldados na província de Kherson, na Ucrânia, Vladimir Saldo, cedeu uma entrevista à televisão estatal russa confirmando os avanços das tropas ucranianas.

Há um assentamento chamado Dudchany, bem ao longo do rio Dnipro, e ali mesmo, naquela região, houve um avanço. Há assentamentos ocupados por forças ucranianas", declarou.

O avanço em relação ao assentamento, que fica cerca de 40 km de distância do posto em que os soldados ucranianos estavam no dia anterior, foi o mais rápido desde o início das invasões. As tropas russas tinham dominado esse local desde as primeiras semanas da guerra.

Mesmo as autoridades ainda não confirmando os avanços, o assessor do Ministério da Ucrânia, Anton Gerashchenko, divulgou uma foto dos militares ucranianos com a bandeira do país sobre uma estátua dourada de um anjo. Segundo Gerashchenko, o local da foto era a vila de Mikhailivka, que fica cerca de 20 km à frente do front anterior.

Avanços

O avanço na parte sul do país acontece graças as novas táticas implementadas desde o início de setembro, garantindo com que suas forças retomassem rapidamente alguns territórios, obrigando os russos a recuarem.

Nessa última sexta-feira, 30, o presidente Vladimir Putin, declarou na Praça Vermelha de Moscou que algumas regiões ucranianas serão da Rússia para sempre, entre elas estão: Luhansk, Zaporizhzhia, Donetsk e Kherson. Entretanto, algumas horas depois do anúncio, os soldados ucranianos reconquistaram Lyman, o principal bastião russo no norte da região de Donetsk.

Devido à Ucrânia ter recapturado Lyman, isso faz com os soldados do país possam avançar na região de Luhansk, local que concentra as principais rotas de abastecimento da Rússia na Ucrânia.                                        

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também