Home
Notícias
Vestígios das mais antigas cidades fundadas no Pacífico são descobertos
Notícias

Vestígios das mais antigas cidades fundadas no Pacífico são descobertos

publisherLogo
Aventuras Na História
17/04/2024 16h01
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16168583/original/open-uri20240417-18-dodh5r?1713370276
©Divulgação/Universidade Nacional da Austrália/Phillip Parton
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um novo estudo publicado no periódico Journal of Archaeological Method and Theory revelou evidências de que a urbanização do Pacífico, especialmente em torno da atual ilha de Tonga, pode ter acontecido muito antes do que se pensava. Segundo os pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália, este processo de formação de cidades pode ter acontecido por volta de 300 d.C., o que seria 700 anos antes do que era previsto até hoje.

Conforme descrito pela Revista Galileu, para o novo estudo, foram empregadas técnicas de varreduras aéreas a laser com a tecnologia LiDAR. Assim, a história das primeiras cidades da Oceania pode ser mais revelada, a partir de sítios arqueológicos encontrados em várias ilhas da região.

+ Erupção do vulcão de Tonga provocou som mais alto escutado na Terra em 139 anos

À medida que os assentamentos cresciam, eles tinham que encontrar novas maneiras de sustentar essa população em crescimento", afirma em comunicado Phillip Parton, principal autor do estudo e estudante de doutorado da Universidade Nacional da Austrália.

Assim, o povoamento da região ocorreu onde, no passado, existiram grandes populações e sociedades hierárquicas. Por isso, hoje é possível encontrar vestígios arqueológicos semelhantes em várias ilhas da região, repercute a Revista Galileu.

Tomada europeia

No estudo, é pontuado que a urbanização do Pacífico foi feita pelos povos indígenas que habitavam aquela região, muito antes da chegada das primeiras influências ocidentais. Dessa forma, a compreensão da história da região é alterada, visto que agora pode se considerar que o colapso das cidades relacionadas a Tonga não ocorreu devido a um sistema falho, mas sim à chegada dos europeus e das doenças que transmitiam.

"A urbanização não é uma área que foi muito investigada até agora. Quando as pessoas pensam em cidades antigas, geralmente pensam em cidades tradicionais europeias com habitações compactas e ruas de paralelepípedos sinuosas. Esse é um tipo muito diferente de cidade", acrescenta Phillip Parton no comunicado.

+ Primeiros habitantes da Ilha de Páscoa tiveram contato com sul-americanos

Por fim, o pesquisador também comenta que "podemos ver pistas da influência de Tongatapu [capital de Tonga] espalhadas no sudoeste do Pacífico entre os séculos 13 e 19. Provavelmente há muito mais a ser descoberto".

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também