Home
Notícias
8/1: Evento em Brasília marca dois anos dos ataques aos prédios dos Três Poderes
Notícias

8/1: Evento em Brasília marca dois anos dos ataques aos prédios dos Três Poderes

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
08/01/2025 12h05
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16435470/original/open-uri20250108-125-th1st8?1736338466
©Wikimedia Commons
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convocou um evento para relembrar os ataques ocorridos há dois anos nos prédios dos Três Poderes, em Brasília. O ato, que acontecerá nesta quarta-feira, 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes, contará com a participação dos comandantes das Forças Armadas e terá diversas etapas.

A primeira parte do evento será a entrega das obras de arte que foram danificadas nos ataques. Ao todo, 20 itens foram restaurados com a ajuda de 50 profissionais, incluindo professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade de Brasília (UnB), técnicos, alunos de graduação e especialistas em conservação-restauração. A restauração teve início em 2 de janeiro de 2024 e contou com 1.760 horas de trabalho no laboratório montado no Palácio da Alvorada.

A segunda etapa será a revelação da tela "As Mulatas", do renomado pintor Di Cavalcanti, datada de 1962. Em seguida, haverá uma cerimônia com autoridades no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com a presença esperada dos comandantes das Forças Armadas - general Tomás Paiva, brigadeiro Marcelo Damasceno e almirante Marcos Olsen. Além disso, o evento também contará com a participação de representantes de entidades como o Ministério da Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a embaixada da Suíça, bem como de movimentos sociais.

Para encerrar o evento, o presidente Lula descerá a rampa do Planalto acompanhado de outras autoridades para participar do "Abraço da Democracia", marcando assim o fim das homenagens e celebrações em memória dos ataques ocorridos dois anos atrás.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também