Home
Notícias
Banco Central divulga sexto vazamento de informações relacionadas a chaves Pix
Notícias

Banco Central divulga sexto vazamento de informações relacionadas a chaves Pix

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
19/03/2024 18h38
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16117340/original/banco_central_economia_0413202009?1710877681
©Marcello Cassal Jr. Agência Brasil
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

De acordo com o Banco Central (BC), foi anunciado nesta segunda-feira (18) mais um vazamento de dados cadastrais relacionados a chaves Pix. Desta vez, foram afetadas 46.093 chaves Pix que estavam sob a responsabilidade da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada.

O vazamento ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas da Fidúcia, conforme informado pelo BC em nota à imprensa. No entanto, segundo o Banco Central, dados sensíveis como senhas, informações de movimentações financeiras ou saldos em contas transacionais não foram expostos.

As informações obtidas pelo vazamento são de natureza cadastral, ou seja, não permitem a movimentação de recursos ou acesso a outras informações financeiras. Os dados que foram vazados incluem nome de usuário, CPF, instituição, agência, número e tipo de conta.

O incidente ocorreu no período de 1º de janeiro a 22 de fevereiro de 2024. O BC ressalta que as pessoas afetadas serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou internet banking de sua instituição financeira. Nenhum outro canal de comunicação, como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail, será utilizado pelo BC ou pelas instituições participantes.

O Banco Central também informou que foram tomadas medidas para a investigação detalhada do caso e que a instituição financeira responsável pelo vazamento será alvo de sanções.

É importante ressaltar que este já é o sexto vazamento de informações relacionadas a chaves Pix desde a criação do sistema, conforme registrado pelo BC. Os outros incidentes ocorreram com o Banco do Estado de Sergipe S.A. (Banese), onde dados cadastrais de 414.526 chaves Pix foram expostos em agosto de 2021; com a Acesso Soluções de Pagamento S.A. (Acesso), onde 160.147 chaves Pix foram afetadas em dezembro de 2021; com o Logbank Soluções em Pagamentos S/A (Logbank), onde ocorreu o vazamento de dados cadastrais de 2.112 chaves Pix em janeiro de 2022; com o ​​Abastece Ai Clube Automobilista Payment Ltda (Abastece Aí), onde 137.285 chaves Pix foram comprometidas no período de julho a setembro de 2022; e, por último, com o Phi Serviços de Pagamentos S.A. (Phi Pagamentos), onde 238 chaves Pix foram afetadas em agosto de 2023.

O Banco Central segue tomando medidas e fiscalizando os sistemas das instituições financeiras para garantir a segurança das informações dos usuários do sistema Pix, além de ressaltar a importância de manter a cautela na proteção de dados pessoais.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também