Câmara dos Deputados dos EUA aprova lei para banir TikTok no país
ICARO Media Group TITAN
Na manhã desta quarta-feira (13), a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou uma lei que pode resultar no banimento do aplicativo TikTok no país. O projeto exige que a ByteDance, encontre um novo proprietário nos EUA. Caso contrário, a Apple e o Google serão obrigados a remover o aplicativo chinês de suas lojas.
A legislação, que recebeu amplo apoio tanto de democratas quanto de republicanos, foi aprovada por 352 votos a favor e 65 contra. Agora, o projeto seguirá para apreciação no Senado e dependerá da sanção do presidente dos EUA. Na semana passada, o presidente Joe Biden havia manifestado seu apoio à lei.
Embora o foco principal seja o TikTok, a legislação proposta também afeta outros aplicativos controlados por adversários estrangeiros. Os EUA argumentam que a ByteDance representa um risco para a segurança do país, alegando que a China poderia usar o poder da empresa para obter dados de usuários americanos.
Caso aprovada em todas as instâncias, a ByteDance terá um prazo de até seis meses para encontrar um comprador nos EUA. Esse novo proprietário não poderá ter qualquer relação com a empresa chinesa. No entanto, se a ByteDance se recusar a cumprir a decisão ou se não encontrar um comprador, a Apple e o Google serão obrigados a remover o TikTok de suas lojas de aplicativos.