Casos de Dengue, Chikungunya e Zika Aumentam em Minas Gerais
ICARO Media Group TITAN
De acordo com o boletim do governo, foram registradas mortes por dengue nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Mateus Leme, Conselheiro Lafaiete, Morro da Garça e Cataguases. Em relação à chikungunya, foram registrados 26.267 casos prováveis da doença, dos quais 18.329 foram confirmados, com quatro mortes confirmadas e 18 em investigação em Minas Gerais. A zika teve 54 casos prováveis e seis confirmados, sem mortes confirmadas ou em investigação no estado.
Ao todo, pelo menos 71 cidades mineiras decretaram situação de emergência em saúde pública devido ao cenário epidemiológico das arboviroses. O Estado de Minas publicou um decreto de emergência em saúde no fim de janeiro para adotar medidas necessárias à contenção da epidemia.
Em Belo Horizonte, os casos de dengue subiram 28,72% em quatro dias, totalizando 4.786 casos em 2024, com cinco mortes. Já a chikungunya teve 311 casos confirmados na capital, sem óbitos, e 396 casos notificados pendentes de resultado. Não há casos de zika confirmados na cidade.
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos das arboviroses no dia 17. A incidência média de dengue na cidade superou os 300 casos prováveis por 100 mil habitantes, configurando um estado de epidemia.