Coreia do Norte envia soldados para a guerra entre Rússia e Ucrânia
ICARO Media Group TITAN
O Pentágono informou na segunda-feira que aproximadamente 10 mil soldados norte-coreanos foram enviados para a região russa de Kursk, na fronteira com a Ucrânia. Os Estados Unidos estimam que uma parte desses soldados já se encontra perto do campo de batalha, enquanto o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul havia previsto o envio de um total de 12 mil soldados para ajudar a Rússia na guerra.
Especialistas militares afirmam que, embora os números de soldados enviados sejam considerados baixos em comparação com a grande mobilização de tropas de ambos os lados, ainda podem ter um impacto considerável na recuperação de posições na região russa de Kursk. O Pentágono afirmou que não imporá restrições ao uso de armas americanas contra elas. A Rússia vem sendo atacada pela Ucrânia nessa área e, nos últimos dias, os russos têm retomado diversos vilarejos na região.
Enquanto a Ucrânia calcula cerca de 50 mil soldados russos na região de Kursk, com especialistas mencionando um contingente de aproximadamente 30 mil tropas ucranianas, a Coreia do Norte, que possui um dos maiores exércitos permanentes do mundo, não tem participado de conflitos em grande escala desde a Guerra da Coreia, ocorrida entre 1950 e 1953. A mobilização de soldados norte-coreanos para a fronteira tem gerado preocupações na Coreia do Sul, que receia possíveis consequências desse apoio da Rússia à Coreia do Norte em termos de tecnologia militar sofisticada.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .