Home
Notícias
Delegado brasileiro é o novo secretário-geral da Interpol
Notícias

Delegado brasileiro é o novo secretário-geral da Interpol

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
05/11/2024 19h07
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16390583/original/open-uri20241105-59-181vx9y?1730834567
©Jeff J Mitchell - 2024 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal de 43 anos, foi confirmado como o novo secretário-geral da Interpol. Ele se tornou o primeiro brasileiro a ocupar o cargo mais alto da maior corporação policial do mundo. A decisão foi anunciada durante a 92ª Assembleia Geral da Interpol, realizada em Glasgow, no Reino Unido. Urquiza foi indicado pelo comitê executivo da entidade em junho deste ano e teve seu nome aprovado por 145 países dos 153 que votaram na assembleia-geral.

Ao longo dos seus 101 anos de existência, a Interpol teve oito secretários-gerais, sendo Urquiza o nono a assumir a posição. Ele sucede o alemão Jürgen Stock, que ocupou o cargo por uma década. O novo secretário-geral terá um mandato inicial de cinco anos, com a possibilidade de ser prorrogado por mais cinco. A cerimônia de posse está marcada para o final de semana, ao término da assembleia-geral.

Urquiza terá como nova casa a cidade de Lyon, na França, onde fica a sede da Interpol. Em seu discurso após a confirmação, o brasileiro destacou os desafios que a corporação enfrenta com os avanços tecnológicos, como a crescente utilização de inteligência artificial. Ele ressaltou a importância de incluir essas novas tecnologias para fortalecer a missão da Interpol de forma proativa, tornando o trabalho mais eficaz e auxiliando as forças policiais no mundo todo.

Além disso, Urquiza salientou a necessidade de a Interpol ser uma entidade neutra, porém inclusiva, dando voz e espaço para a diversidade humana. Segundo ele, a aplicação da lei deve ser inclusiva, representando todas as vozes e regiões do mundo. O novo secretário-geral ressaltou a importância de promover a diversidade, empoderar grupos sub-representados e envolver todos os países membros no diálogo e nas ações da corporação.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também