Flávio Dino assume como novo ministro do STF em cerimônia rápida
ICARO Media Group TITAN
Nesta quinta-feira (22), Flávio Dino, de 55 anos, tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em uma cerimônia presidida por Luís Roberto Barroso, presidente da Corte. Apenas Barroso discursou dando às boas-vindas ao novo ministro. "Eu me limito a fazer uma brevíssima saudação de boas-vindas ao ministro Flávio Dino, que é uma pessoa recebida por todos nós com muita alegria. Um homem público, que serviu ao Brasil, em muitas capacidades, e nos Três Poderes"
O evento teve a duração de cerca de 20 minutos e contou com a presença de autoridades dos Três Poderes, incluindo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os presidentes da Câmara e do Senado. Dino assumiu a cadeira deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou em outubro de 2023.
Ele foi eleito senador em 2022, mas deixou o cargo para ocupar a posição de ministro da Justiça no governo Lula. Dino prometeu atuar com "coerência", "imparcialidade" e "isenção" no STF e deixou em aberto a possibilidade de retornar à carreira política após sua aposentadoria do tribunal. Flávio Dino poderá ocupar o cargo de ministro do STF até os 75 anos, podendo permanecer no tribunal por mais 19 anos, considerando sua idade atual de 55 anos.