Israel anuncia a morte de mais um comandante do Hamas em Gaza
ICARO Media Group TITAN
As forças de Israel afirmaram ter matado mais um comandante militar do Hamas nesta terça-feira (31) em Gaza. De acordo com as autoridades israelenses, Ibrahim Biari foi morto enquanto comandava a defesa do norte de Gaza a partir de sua base no Batalhão Central de Jabalia, campo de refugiados da região.
Biari, que estava sendo procurado por Israel há anos, é considerado responsável por um ataque ocorrido em 2004 no porto de Ashdod, que resultou na morte de 13 pessoas, além de diversas ações contra as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês).
A ação israelense contou com o uso de caças da Força Aérea e resultou na morte de pelo menos 50 pessoas. Um hospital em Jabalia havia relatado anteriormente à rede Al Jazeera que um bombardeio na região havia causado o mesmo número de mortos. Até o momento, o Hamas não se pronunciou sobre o ocorrido.
Segundo comunicado das IDF, os ataques provocaram o colapso de um complexo de túneis utilizados pelo Hamas na região. No entanto, não está claro se o comandante estava dentro dos túneis ou em algum outro prédio, como afirmado por Tel Aviv.
Jabalia é um dos principais campos de refugiados do Oriente Médio e agora está na linha de frente da ação terrestre iniciada por Israel na última sexta-feira (27), de forma gradual. Tanques israelenses estão atuando na área, assim como no sul da zona de exclusão para civis, que não impede que Tel Aviv bombardeie outros pontos da Faixa de Gaza.
Estima-se que 240 reféns ainda estão em poder do Hamas de acordo com as IDF. O grupo alega que são 250 reféns, dos quais pelo menos 50 teriam morrido. Sabe-se que eles podem estar escondidos nos túneis do Hamas sob Gaza.