Ministério da Saúde antecipa vacinação da gripe para março
ICARO Media Group TITAN
O Ministério da Saúde anunciou a antecipação da campanha de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, em algumas regiões do país. A campanha, que normalmente acontece entre abril e maio, terá início no dia 25 de março deste ano, devido à antecipação da circulação de vírus respiratórios. A decisão afetará as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto a campanha no Norte ocorreu no final de 2023, em virtude do início do inverno amazônico entre meados de novembro e maio.
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explicou que a antecipação se deu devido à observação da mudança na circulação dos vírus desde o ano anterior. Com a chegada dos meses de maio, junho e julho, que representam o período de inverno no Brasil, a disseminação desses micro-organismos tende a aumentar devido às temperaturas mais baixas.
A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é trivalente, sendo composta por duas cepas do influenza A e uma do B, podendo ser tomada simultaneamente com outros imunizantes. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas.