TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Nunes Marques solicita mais tempo para analisar caso de Carla Zambelli
Notícias

Nunes Marques solicita mais tempo para analisar caso de Carla Zambelli

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
24/03/2025 17h07
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16490246/original/open-uri20250324-126-inb5gr?1742840012
©Edilson Rodrigues/Agência Senado
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, solicitou mais tempo para analisar o processo envolvendo a deputada federal Carla Zambelli. A acusação é de perseguição armada ao jornalista Luan Araújo, em outubro de 2022. Marques fez o pedido de vista nesta segunda-feira, 24 de março de 2025, durante o julgamento que pode resultar na condenação de Zambelli a cumprir 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto.

Gilmar Mendes, relator do caso, e demais ministros que já votaram, defenderam a condenação da ré pelos crimes pelos quais foi denunciada pela Procuradoria Geral da República. Zambelli é acusada de sacar uma arma de fogo e perseguir o jornalista às vésperas do segundo turno das eleições de 2022, após uma discussão durante um ato político em São Paulo.

O julgamento está sendo realizado de forma virtual, e os ministros têm até a sexta-feira, 28 de março, para depositar seus votos. A defesa de Zambelli manifestou-se, lamentando a falta de oportunidade para realizar sua defesa oral e questionando a substituição desse direito por vídeos enviados. A deputada virou ré no STF por 9 votos a 2 em agosto de 2023, com os ministros Nunes Marques e André Mendonça se posicionando contra a abertura do processo.

A acusação da PGR sustenta que Zambelli abusou do uso da arma ao persegui o jornalista, mesmo alegando resguardar sua honra. O caso ocorreu um dia antes do segundo turno das eleições presidenciais de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva. Com a análise adiada, a decisão final sobre a condenação ou absolvição da deputada aguarda o retorno do ministro Nunes Marques com seu voto após os 3 meses de prazo para análise.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também