Nunes Marques solicita mais tempo para analisar caso de Carla Zambelli

ICARO Media Group TITAN






O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, solicitou mais tempo para analisar o processo envolvendo a deputada federal Carla Zambelli. A acusação é de perseguição armada ao jornalista Luan Araújo, em outubro de 2022. Marques fez o pedido de vista nesta segunda-feira, 24 de março de 2025, durante o julgamento que pode resultar na condenação de Zambelli a cumprir 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto.
Gilmar Mendes, relator do caso, e demais ministros que já votaram, defenderam a condenação da ré pelos crimes pelos quais foi denunciada pela Procuradoria Geral da República. Zambelli é acusada de sacar uma arma de fogo e perseguir o jornalista às vésperas do segundo turno das eleições de 2022, após uma discussão durante um ato político em São Paulo.
O julgamento está sendo realizado de forma virtual, e os ministros têm até a sexta-feira, 28 de março, para depositar seus votos. A defesa de Zambelli manifestou-se, lamentando a falta de oportunidade para realizar sua defesa oral e questionando a substituição desse direito por vídeos enviados. A deputada virou ré no STF por 9 votos a 2 em agosto de 2023, com os ministros Nunes Marques e André Mendonça se posicionando contra a abertura do processo.
A acusação da PGR sustenta que Zambelli abusou do uso da arma ao persegui o jornalista, mesmo alegando resguardar sua honra. O caso ocorreu um dia antes do segundo turno das eleições presidenciais de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva. Com a análise adiada, a decisão final sobre a condenação ou absolvição da deputada aguarda o retorno do ministro Nunes Marques com seu voto após os 3 meses de prazo para análise.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram


