Operação da PF investiga superfaturamento em compras de equipamentos contra a covid
ICARO Media Group TITAN
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (20), a Operação Janus, que tem como objetivo apurar o suposto superfaturamento em compras de equipamentos de combate à Covid-19 pela Prefeitura de Duque de Caxias (RJ). A ação contou com a participação de cerca de 50 policiais federais e 12 auditores da Controladoria-Geral da União (CGU).
Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em residências, empresas e escritórios nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias (RJ) e Bom Jardim (RJ). Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal de São João de Meriti (RJ). A Justiça Federal também determinou o sequestro de bens e valores que totalizam mais de R$ 5 milhões.
As investigações da PF, iniciadas em 2020, revelaram irregularidades nos processos de dispensa de licitações relacionadas à compra emergencial de equipamentos para combater o coronavírus. Entre as fraudes apuradas, destaca-se o superfaturamento de contratações junto à Prefeitura de Duque de Caxias, por meio de empresas de fachada, com a utilização de "laranjas" para ocultar a origem e destino dos valores obtidos ilegalmente.
Além dos crimes relacionados às licitações fraudulentas, os envolvidos também responderão por associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro.