Home
Notícias
Panfleto da SMS de São Paulo sobre câncer de próstata tem referência a fator de risco para mulheres
Notícias

Panfleto da SMS de São Paulo sobre câncer de próstata tem referência a fator de risco para mulheres

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
28/11/2024 19h11
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16408514/original/open-uri20241128-76-1svnh2m?1732821604
©Reprodução
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

Um panfleto distribuído pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo causou polêmica ao conter instruções destinadas às mulheres sobre prevenção ao câncer de  próstata. O material, divulgado nessa quarta-feira, 27, como parte da campanha do Novembro Azul, foi rapidamente retirado de circulação.

O folheto continha orientações equivocadas para mulheres, embora a doença de próstata afete apenas homens, já que obviamente à ausência da glândula sexual masculina no corpo feminino. Entre os dados corretos apresentados estavam informações sobre prevenção, métodos de exames, sintomas e fatores de risco da doença, como obesidade, consumo de álcool e tabaco, idade superior a 50 anos, sedentarismo e histórico familiar. No entanto, no item obesidade à uma menção a "no caso de mulheres, pós-menopausa".

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo esclareceu que o panfleto com falhas foi distribuído em uma ação específica na sede da pasta e não chegou ao público em geral. Após identificar os erros, a circulação do material foi interrompida, e ajustes estão sendo feitos para corrigir as informações incorretas. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata foi responsável por 17 mil mortes no Brasil em 2023, o que equivale a uma média de 47 óbitos diários. A revista científica Lancet projetou que o número de novos casos dessa doença tende a crescer nos próximos anos, tornando-se um desafio global de saúde pública. Estima-se que até 2040 os casos de câncer de próstata no mundo possam dobrar devido ao aumento da expectativa de vida, resultando em um aumento significativo no número de mortes relacionadas à doença.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também