Home
Notícias
PGR encaminha pedido de Janones para extinguir partido de Bolsonaro
Notícias

PGR encaminha pedido de Janones para extinguir partido de Bolsonaro

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
03/12/2024 19h13
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16411687/original/open-uri20241203-108-wkt9r?1733257439
©Andressa Anholete - 2021 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou, nesta segunda-feira (2/12), o pedido de extinção do Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, para o Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GCAA). A solicitação foi feita pelo deputado federal André Janones (Avante-MG), que alega que o partido "sustenta o ódio e a violência", desrespeitando princípios democráticos.

Segundo Janones, o PL teria violado artigos da Constituição e da Lei dos Partidos, que garantem o respeito à soberania nacional, ao regime democrático e aos direitos fundamentais. O deputado mineiro pede a "desconsideração da personalidade jurídica" do partido por "desvio de finalidade".

O parlamentar fez duras críticas ao PL em suas redes sociais, comparando-o ao Partido Nazista da Alemanha. Janones afirmou que o partido de Bolsonaro não é apenas um espaço político, mas sim um "instrumento de dominação e destruição". Ele acusou o PL de acolher discursos de ódio, disseminar mentiras e representar uma ameaça ao futuro do país.

Janones classificou o PL como um "inimigo declarado da democracia" e destacou que a extinção do partido não é um ataque aos adversários, mas sim uma resistência contra o fascismo que ainda persiste no Brasil. O deputado ressaltou a importância de não se permitir que discursos de violência e tirania prevaleçam no país.

O GCAA também vai analisar o relatório da Polícia Federal (PF), que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado liderada por Bolsonaro após sua derrota nas eleições de 2022.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também