Protestos pela morte de Alexei Navalny na Rússia têm mais de 350 presos
ICARO Media Group TITAN
As recentes manifestações pela morte do opositor Alexei Navalny na Rússia levaram à prisão mais de 350 pessoas. As informações são ONG OVD-Info. Essa é a maior onda de detenções em eventos políticos no país desde setembro de 2022, quando mais de 1.300 pessoas foram presas em protestos contra a campanha militar na Ucrânia.
Navalny, de 47 anos, faleceu na sexta-feira (16) na penitenciária de Yamalo-Nenets, na região ártica da Rússia e ficou conhecido por suas denúncias de corrupção ao governo de Vladimir Putin, se apresentando como um político liberal e principal adversário do atual presidente russo. Sua esposa, Yulia Navalnaya, afirmou não acreditar totalmente na morte do marido e prometeu responsabilizar o governo de Putin pelo ocorrido.
Os Estados Unidos, a União Europeia e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, culparam o governo russo pela morte de Navalny. O presidente dos EUA, Joe Biden, declarou que Putin é o responsável pela morte e exigiu esclarecimentos da Rússia sobre o caso. Enquanto isso, o Ministério das Relações Exteriores russo sugeriu que os EUA aguardem os resultados oficiais da investigação médica.