Reforma do Imposto de Renda fica para o próximo ano, destaca Haddad
ICARO Media Group TITAN
Haddad destacou a importância de priorizar, no momento, a revisão dos gastos públicos antes de apresentar qualquer proposta tributária adicional. O ministro salientou que a reforma do imposto sobre a renda ainda está em uma fase preliminar e que os estudos necessários para sua implementação demandam tempo, incluindo levantamento de dados realizados pela Receita Federal em outros países.
De acordo com Haddad, a proposta brasileira de estabelecer um imposto mínimo para milionários será baseada em modelos da OCDE e de outras nações. O ministro ressaltou a necessidade de que a reforma do Imposto de Renda seja neutra em termos de alíquotas, evitando aumento na carga tributária. Ele enfatizou que para que a reforma seja efetiva, o ajuste fiscal deve ser buscado em outras áreas, mantendo a neutralidade do imposto.
Durante um evento em São Paulo, o ministro também mencionou a possibilidade de revisar novamente a projeção de crescimento do PIB para 2024. A estimativa tinha sido ajustada, em setembro, de 2,3% para 3,2%. Haddad apontou que, devido ao crescimento reprimido dos últimos anos, é possível que ocorra uma nova revisão para este ano. Ele destacou a importância de controlar os gastos públicos e garantir receitas para sustentar o crescimento econômico do país, enfatizando a necessidade de um equilíbrio fiscal.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , BlueSky , Threads e Telegram