Home
Notícias
Senado aprova lei de IA com previsão de pagamento de direitos autorais
Notícias

Senado aprova lei de IA com previsão de pagamento de direitos autorais

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
11/12/2024 16h19
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16417142/original/open-uri20241211-78-1lgtgoc?1733934569
©bing.com - musicinteligencia.blogspot.com
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (10), o projeto de lei que regulamenta a Inteligência Artificial no Brasil, incluindo a previsão de remuneração de direitos autorais para conteúdos utilizados no treinamento de modelos de IA. A votação, realizada de forma simbólica, registrou oposições e agora o texto será encaminhado para análise na Câmara dos Deputados.

Parte da bancada bolsonarista, em alinhamento com representantes do setor de tecnologia, manifestou-se contra o projeto, argumentando que a exigência de remuneração por direitos autorais poderia criar barreiras ao desenvolvimento da inteligência artificial no país.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, autor da proposta, rejeitou emendas que permitiriam às empresas de IA utilizar conteúdos online para treinamento sem o pagamento de remuneração. Ele também descartou o pedido de uma nova audiência pública, solicitado por senadores contrários à proposta, justificando que o tema já foi amplamente debatido em diversas audiências desde março de 2022.

O projeto prevê que sistemas de inteligência artificial classificados como "de alto risco" passem por avaliações rigorosas, evitem vieses e discriminações, e garantam aos usuários o direito à revisão humana das decisões automatizadas. Entre os setores contemplados na categoria de alto risco estão controle de trânsito, seleção de estudantes, recrutamento de funcionários, e gestão de imigração e fronteiras.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também