Home
Notícias
STF determina retorno da proibição de apreensão de menores nas praias do Rio de Janeiro
Notícias

STF determina retorno da proibição de apreensão de menores nas praias do Rio de Janeiro

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
21/02/2024 20h17
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16068047/original/open-uri20240221-646-204jnb?1708547593
©bing.com - Wikimedia
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na tarde desta quarta-feira, 21 de outubro, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o Estado do Rio de Janeiro e o município do Rio devem voltar a proibir a apreensão de menores nas praias, quando não houver flagrante. A decisão foi tomada após a participação do MPF, da Defensoria estadual, do Estado do Rio de Janeiro, da OAB e de organizações civis em defesa da criança e do adolescente, em uma audiência conduzida pelo ministro Cristiano Zanin.

A Procuradoria-Geral da República defendeu o retorno da proibição, solicitando a suspensão imediata da decisão do TJ-RJ. Já a Defensoria Pública argumentou que jovens pobres e negros eram impedidos de entrar nas praias sem mandado ou flagrante, sendo encaminhados para averiguação.

Durante a audiência, ficou estabelecido que o Estado e o município do Rio terão o prazo máximo de 90 dias para apresentar um Plano de Segurança Pública direcionado à repreensão de adolescentes em conflito com a lei. Além disso, as autoridades do RJ também deverão elaborar um Plano de Abordagem Social que respeite os direitos das crianças no Estado, sem violar os preceitos convencionais, constitucionais e legais.

Essa decisão do STF tem como objetivo garantir o respeito aos direitos e à integridade dos menores no Rio de Janeiro, evitando abusos e discriminações.

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também