Home
Notícias
STF forma maioria para garantir direitos de pessoas trans no SUS
Notícias

STF forma maioria para garantir direitos de pessoas trans no SUS

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
27/06/2024 17h40
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16273667/original/open-uri20240627-142-n2gw7v?1719509429
©Freepik
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão, nesta quinta (27), que assegura de forma incontestável os direitos de saúde da comunidade trans. Segundo o veredito, indivíduos trans têm o direito de acessar cirurgias de afirmação de gênero e tratamentos pelo sistema de saúde pública, o SUS.

Esta decisão representa um marco significativo para os direitos LGBTQ+ no país e destaca a importância de um judiciário atento às necessidades de todas as facetas da sociedade. A falta de reconhecimento da identidade de gênero e a incompatibilidade de documentos, por muito tempo, geraram exclusão e dificuldades no acesso a tratamentos essenciais

A decisão do STF determina que o Ministério da Saúde faça alterações em seus sistemas para garantir que consultas e exames sejam marcados pelo SUS para todas as especialidades médicas, independentemente do registro do sexo biológico. Isso significa que pessoas trans poderão acessar serviços de saúde que respeitem sua identidade de gênero. Reconhecer a identidade de gênero no acesso à saúde é fundamental para o tratamento adequado. 

 

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X ou nossos canais no WhatsApp  e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também