Surto de botulismo na Bahia preocupa autoridades de saúde
ICARO Media Group TITAN

Um surto de botulismo tem preocupado as autoridades de saúde na Bahia, com registros em quatro cidades do estado. Até o momento, foram confirmados seis casos da doença, sendo que duas pessoas diagnosticadas acabaram falecendo. Os primeiros casos foram revelados em Campo Formoso, no dia 17 de setembro, e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está investigando a relação entre os casos e o consumo de mortadela de frango por parte dos pacientes.
Dos seis pacientes confirmados, quatro ingeriram o alimento suspeito no dia anterior ao início dos sintomas. A marca da mortadela não foi divulgada, mas a Sesab está investigando se a contaminação alimentar está ligada aos casos de botulismo. Este ano, foram notificados seis casos da doença na Bahia, quatro a mais do que em 2023, com quatro confirmações ocorrendo de forma clínico-epidemiológica e uma de forma laboratorial.
A Sesab informou que quatro pacientes que tiveram botulismo confirmado são residentes de Campo Formoso, um de Senhor do Bonfim e um de Cícero Dantas. Três dos pacientes confirmados estão internados no Instituto Couto Maia, em Salvador. Com alta letalidade e não contagiosa, o botulismo é uma doença grave causada pela toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, podendo entrar no organismo humano através de ferimentos ou consumo de alimentos contaminados.
A toxina botulínica afeta o controle motor do corpo, podendo ocasionar complicações graves, como insuficiência respiratória, que é a forma mais comum de morte associada ao botulismo. As medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde incluem cuidados no preparo, consumo, distribuição e comercialização de alimentos, bem como a manutenção da higiene nos alimentos e nas mãos. É importante estar atento às recomendações dos órgãos de saúde para evitar a contaminação por botulismo.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook, Bluesky, Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram.

