Home
Notícias
Pesquisa TIM: preço influencia escolha de alimentos para um terço dos brasileiros
Notícias

Pesquisa TIM: preço influencia escolha de alimentos para um terço dos brasileiros

publisherLogo
ICARO Media Group
15/06/2022 17h25
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15053116/original/20140530por-ramiro-furquim-_oaf1186?1655315107
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um levantamento feito pela TIM através de sua plataforma TIM Ads aponta que 31% dos consumidores brasileiros priorizam a comparação dos preços na hora de comprar um alimento, em detrimento de outros fatores como a leitura do rótulo (15%), a preferência por produtores locais (12%), por produtos sem conservantes (11%) ou alimentos da safra (7%).

Mais de um terço dos participantes da pesquisa (37%) afirmaram que mantém o hábito de dar prioridades em suas compras para economizar, 18% para serem mais saudáveis, 14% alegaram como motivo a contribuição com o meio ambiente e 12% para estimular a economia local.

Quando questionados se eles adquiriram esses hábitos durante a pandemia de Covid-19, a maioria dos entrevistados (60%) disse que sim. Outros 34% responderam que sempre tiveram o costume e 6% responderam que não levam em consideração nenhuma regra na hora de comprar alimentos. 

Ainda se tratando de pandemia, 26% dos entrevistados afirmaram que adquiriram alergias, restrições e intolerâncias alimentares devido o Covid-19, enquanto 46% responderam que não possuem ou contraíram nenhuma mazela no período. Completam a lista os que informaram já as possuir antes da pandemia (20%) e os que não souberam responder (7%).

Ao todo, 66% dos entrevistados possuem alguma alergia ou restrição alimentar dos mais variados tipos, como intolerâncias à lactose e ao glúten, alergia a frutos do mar e restrições ao sal e açúcar. Já 34% informaram não possuir. 

Por fim, a pesquisa procurou verificar se a disseminação do coronavírus em 2020 modificou os hábitos de consumo. O índice dos consumidores que mantêm a prática de sempre lavar as embalagens dos alimentos antes de os armazenar registrou 33%. Já os que higienizam as compras "às vezes" correspondem a 27% do total, seguido pelos que responderam "frequentemente", com 16%, "raramente", com 12%, e "nunca", com 11%.

A pesquisa foi feita com 141 mil clientes pré-pagos participantes do TIM Ads em todo o país.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também