Pesquisa TIM: preço influencia escolha de alimentos para um terço dos brasileiros
ICARO Media Group
Um levantamento feito pela TIM através de sua plataforma TIM Ads aponta que 31% dos consumidores brasileiros priorizam a comparação dos preços na hora de comprar um alimento, em detrimento de outros fatores como a leitura do rótulo (15%), a preferência por produtores locais (12%), por produtos sem conservantes (11%) ou alimentos da safra (7%).
Mais de um terço dos participantes da pesquisa (37%) afirmaram que mantém o hábito de dar prioridades em suas compras para economizar, 18% para serem mais saudáveis, 14% alegaram como motivo a contribuição com o meio ambiente e 12% para estimular a economia local.
Quando questionados se eles adquiriram esses hábitos durante a pandemia de Covid-19, a maioria dos entrevistados (60%) disse que sim. Outros 34% responderam que sempre tiveram o costume e 6% responderam que não levam em consideração nenhuma regra na hora de comprar alimentos.
Ainda se tratando de pandemia, 26% dos entrevistados afirmaram que adquiriram alergias, restrições e intolerâncias alimentares devido o Covid-19, enquanto 46% responderam que não possuem ou contraíram nenhuma mazela no período. Completam a lista os que informaram já as possuir antes da pandemia (20%) e os que não souberam responder (7%).
Ao todo, 66% dos entrevistados possuem alguma alergia ou restrição alimentar dos mais variados tipos, como intolerâncias à lactose e ao glúten, alergia a frutos do mar e restrições ao sal e açúcar. Já 34% informaram não possuir.
Por fim, a pesquisa procurou verificar se a disseminação do coronavírus em 2020 modificou os hábitos de consumo. O índice dos consumidores que mantêm a prática de sempre lavar as embalagens dos alimentos antes de os armazenar registrou 33%. Já os que higienizam as compras "às vezes" correspondem a 27% do total, seguido pelos que responderam "frequentemente", com 16%, "raramente", com 12%, e "nunca", com 11%.
A pesquisa foi feita com 141 mil clientes pré-pagos participantes do TIM Ads em todo o país.