6 fatos nojentos sobre a pele humana
Mega Curioso
Um fato incontestável é que a pele é o maior órgão do corpo humano. Por mais que o cérebro, o coração ou até mesmo os pulmões ganhem mais atenção, o tecido que reveste nosso corpo é completamente essencial para a nossa existência e simplesmente protege a nossa carne de apodrecer constantemente.
+VÍDEO - 5 cogumelos benéficos para a saúde da pele
+TikTok: o perigo por trás dos truques de beleza na rede
+VÍDEO - Confira 5 mitos sobre a acne
Entretanto, para que isso seja cumprido, a pele também foi programada para morrer o tempo todo, o que pode causar algumas consequências verdadeiramente nojentas. Pensando nisso, nós separamos seis fatos sobre essa importante parte da sua existência que podem acabar revirando o seu estômago. Olha só!
(Fonte: Pixabay)
Talvez você não saiba, mas os seus pés são um verdadeiro paraíso para o desenvolvimento de fungos. E não são apenas uma ou duas espécies de fungos que habitam o seu corpo neste instante, são vários!
Segundo um estudo feito pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano, cerca de 40 fungos moram entre os seus dedos dos pés e mais de 60 criaram residência por baixo das suas unhas. O lugar mais chamativo, entretanto, é o calcanhar com impressionantes 80 espécies de fungos.
(Fonte: Internet/Reprodução)
A pele é formada por uma complexa gama de células, o que pode resultar em algumas falhas genéticas de tempos em tempos. Esse é o caso de quem sofre com Ichthyosis Vulgaris, que ficou conhecido como "doença das escamas de peixe".
Nesse caso, uma gene defeituoso faz a pele descamar ainda mais vagarosamente, fazendo com que a queratina acumule na superfície do corpo formando uma camada parecida com a pele de répteis e peixes.
(Fonte: Pixabay)
Você sabia que existem 18 edições confirmadas de capas de livros criadas com pele humana? Estranhamente, não há nenhum padrão entre eles que explique a existência dessas bizarras obras. Ou seja, não sabemos se foram criados por rituais religiosos, profissões ou algum grupo de indivíduos específico.
(Fonte: Pixabay)
Ao longo da história, são vários os usos bizarros da pele humana. Um exemplo disso foi o que foi feito com o cadáver do criminoso executado Big Nose George, que teve a pele removida pelo Dr. John Eugene Osborne e usada para a confecção dos sapatos vestidos durante sua eleição como terceiro governador do Wyoming.
(Fonte: Unsplash)
Se você é alérgico à poeira, saiba que você é também alérgico a sua própria pele. Segundo estudos recentes, cerca de 40% a 80% do material presente na poeira da sua casa é composto de pele morta. Isso não é uma surpresa muito grande, visto que estamos descamando o tempo todo.
(Fonte: Pixabay)
A pele humana não é composta apenas de células mortas. Na verdade, ela está o tempo todo trabalhando, produzindo sebo e muito suor. Ao longo do corpo, são mais de 10 milhões de glândulas sudoríparas que podem produzir até 11 litros de suor em um dia quente de verão.