Home
Notícias
Os 6 tipos de orquídeas mais raros do mundo
Notícias

Os 6 tipos de orquídeas mais raros do mundo

publisherLogo
Mega Curioso
17/04/2022 16h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14965927/original/open-uri20220417-18-1u7lfv3?1650211511
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Você sabia que a família das orquídeas (também conhecida como Orchidaceae) possui aproximadamente 25.000 espécies? Belas, elegantes e bastante populares, as orquídeas são algumas das flores mais diversas do mundo. Entretanto, algumas espécies são tão raras e tão ameaçadas que dificilmente são encontradas na natureza.

Muitas espécies foram colhidas em excesso para o comércio e são vendidas no mercado negro por grandes somas. Isso absolutamente devastou a população selvagem de muitas espécies de orquídeas em todo o mundo. Pensando nisso, nós separamos uma lista com seis das espécies mais raras de orquídea no planeta. Olha só!

1. Orquídea Subterrânea Ocidental

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A Rhizanthella gardneri, chamada popularmente de Orquídea Subterrânea Ocidental, é tão rara que os cientistas acreditam que existam menos de 50 plantas no mundo. Ela cresce em cerrados de arbustos na Austrália e passa toda a sua vida abaixo do solo, florescendo no subsolo entre maio e junho.

Esse tipo de orquídea não possui clorofila e depende de restos de animais ou plantas em decomposição para se alimentar. Além disso, devido a sua existência subterrânea, a orquídea depende de cupins e mosquitos para polinizá-la.

2. Orquídea de Rothschild

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Outra espécie de orquídea bem rara é a Paphiopedilum rothschildianum, ou Orquídea de Rothschild. Ela faz parte das orquídeas com folhas claras e quando floresce chega a produzir seis folhas de coloração semelhante a de um tigre. Essa espécie foi originalmente descoberta no Monte Kinabalu, na Malásia. 

Ela só pode ser encontrada entre 400 e 1200 metros acima do nível do mar — explicando o motivo da sua raridade.

3. Orquídea Boca de Dragão

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Batizada de orquídea Boca de Dragão, a orquídea Arethusa bulbosa cresce nos pântanos e planícies úmidas do leste da América do Norte. Ela é uma espécie de orquídea sem folhas que só floresce na primavera e produz uma única flor rosa brilhante. 

Embora esteja listada como uma flor globalmente em segurança, essa é uma espécie bem ameaçada no seu continente de origem. E apesar do aroma encantador, oferece pouco néctar aos polinizadores, gerando problemas de procriação.

4. Orquídea de chinelo amarelo

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Uma das flores mais raras e talvez mais bonitas do Reino Unido, a orquídea de chinelo amarelo (Cypripedium parviflorum) recebeu seu nome por conta de suas encantadoras pétalas, que lembram um calçado amarelo. Essa é uma planta de crescimento lento que demora entre 6 a 11 anos para amadurecer e produzir uma flor.

Essas orquídeas são classificadas como criticamente ameaçadas na Lista Vermelha da Grã-Bretanha e, por esse motivo, chamam tanta atenção.

5. Orquídea do pântano havaiano

(Fonte: Steve Perlman/North American Orchid Center)(Fonte: Steve Perlman/North American Orchid Center)

A Peristylus holochila, ou orquídea do pântano havaiano, é a espécie de orquídea mais rara nativa do Havaí (EUA). Durante a última contagem em 2011, havia apenas 33 orquídeas havaianas encontradas na natureza em três ilhas do território norte-americano. 

A maior ameaça para a orquídea havaiana do pântano é a destruição do habitat por humanos, animais domésticos e selvagens. Esta rara orquídea havaiana também está ameaçada por espécies invasoras não nativas de plantas. 

6. Orquídea do Sol Azul-celeste

(Fonte: Steve Reekie/Flickr)(Fonte: Steve Reekie/Flickr)

Batizada de Orquídea do Sol Azul-celeste, a Thelymitra jonesii está criticamente ameaçada de extinção. Com populações na Tasmânia e na Austrália , a área de ocupação dessa orquídea é estimada em menos de 0,01 km². Na virada do século XXI, a população total da planta foi estimada em menos de 60 indivíduos. 

Assim como ocorre com outros tipos de orquídeas raras, a Orquídea do Sol Azul-celeste tem perdido bastante espaço na natureza pela ação de humanos e por outros conflitos naturais.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também