Peixinhos dourados abandonados viram monstros nos EUA
Mega Curioso
Um incidente digno de um filme de ficção assustou recentemente a população de uma cidade dos EUA: vários peixes-dourados “monstros”, com tamanhos dezenas de vezes maior do que atingem em aquários. Capturados durante uma expedição ao lago Keller, os animais abandonados por seus donos foram considerados uma “espécie invasora” pela prefeitura de Burnsville, no estado de Minnesota.
Fonte: Ty Houck/SWNS/Reprodução
Na conta oficial da entidade no Twitter, as autoridades apressaram-se em fazer uma publicação pedindo: "Por favor, não solte o seu peixinho-dourado de estimação em lagoas e lagos!". O problema é que, soltos na natureza, esses bichinhos começam a comer sem parar, crescendo além da conta e causando sérios danos ao ecossistema.
Além disso, esses peixes-dourados, que em aquários medem no máximo 5,1 cm, reproduzem-se rapidamente, revolvem os sedimentos no fundo dos lagos e arrancam plantas. Com seu crescimento desordenado, torna-se difícil removê-los, motivo pelo qual soltar peixinhos de aquário em águas públicas agora é ilegal na cidade.
Fonte: Prefeitura de Burnsville/Reprodução
Funcionários da empresa Carp Solutions, especializada em controle de pragas aquáticas, investigaram o lago Keller e, mesmo acostumados com espécimes invasoras, assustaram-se com o tamanho dos animais aquáticos encontrados. Peixes-dourados são uma espécie de carpa, e buscam alimento no fundo do lago, sujando a água e favorecendo a proliferação de algas tóxicas.
Mas os EUA não são o único país do mundo a sofrer com a predação dos peixes-dourados. Segundo a BBC, a câmara municipal de Munique, no sul da Alemanha, reportou, em 2017, um surto de peixes-dourados matando de fome todas as espécies rivais em lagos e lagoas locais.
Please don't release your pet goldfish into ponds and lakes! They grow bigger than you think and contribute to poor water quality by mucking up the bottom sediments and uprooting plants.
Groups of these large goldfish were recently found in Keller Lake. pic.twitter.com/Zmya2Ql1E2
De acordo com o Departamento de Recursos Naturais de Minnesota, o fato de os peixes-dourados "monstros" terem sido encontrados no lago Keller, isso não quer dizer que eles foram abandonados por seus donos lá. Segundo os especialistas, esses pequenos animais são capazes de "abrir caminho através das lagoas de captação de águas pluviais da cidade, e em lagos e córregos com corredeiras de grande impacto".