Home
Notícias
Uso abusivo de suplementos vitamínicos pode prejudicar a saúde
Notícias

Uso abusivo de suplementos vitamínicos pode prejudicar a saúde

publisherLogo
Mega Curioso
18/01/2022 11h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14857727/original/open-uri20220118-17-1mg8jn8?1642503751
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O recente surto da cepa H3N2 de Influenza colocou a população em alerta, que passou a procurar métodos para se prevenir. Entre as medidas adotadas, o uso de suplementos vitamínicos, comercializados em farmácias, tem levado a um uso irracional destes, o que pode implicar em problemas para o nosso organismo, prejudicando a saúde.

Sabemos que as vitaminas são nutrientes fundamentais ao nosso organismo, mas exagerar na ingestão de suplementos vitamínicos pode causar sérios prejuízos.

De acordo com Ana Paula Michelin, coordenadora do curso de Farmácia da Unopar, o uso destas vitaminas só deve ser feito em caso de déficit delas no organismo. "Vitaminas e suplementos são bem-vindos, mas usá-los sem necessidade nem sempre trará benefícios", aponta a especialista.

Excesso de vitaminas pode fazer mal à saúde

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Algumas vitaminas, quando consumidas em excesso, acabam sendo eliminadas naturalmente pelo corpo. Entretanto, outras como a A, D, K e E acabam acumulando em nosso organismo e podem trazer sérias sequelas.

O excesso de vitamina D, por exemplo, pode levar à formação de pedras nos rins, perda da função renal e, em idosos, quadros de confusão mental.

Mesmo as vitaminas que são expelidas na urina, como a C e as do complexo B, podem causar alguma forma de intoxicação por seu uso abusivo. Na pior das situações, essas vitaminas podem causar sobrecarga nos rins na hora de filtrar a quantidade excessiva destas substâncias.

Acompanhamento médico e boa alimentação

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Como é sabido, a automedicação é nociva à saúde. Logo, a melhor maneira para diagnosticar a falta de algum nutriente é procurar um médico. Para Ana Paula Michelin, coordenadora do curso de farmácia da Unopar e especialista em ciência da saúde, o acompanhamento clínico é fundamental. “É interessante monitorar com exames laboratoriais se a suplementação atingiu o objetivo clínico”, alerta.

No caso de uma deficiência vitamínica, pode ser preciso a ingestão suplementar. Contudo, a melhor saída para evitar uma deficiência de nutrientes é investir em reeducação alimentar, privilegiando o consumo de vegetais, proteínas e gorduras boas.

A reposição através de suplementos vitamínicos é indicada em casos específicos. Por exemplo, para pessoas que possuem restrições alimentares, que não consumam algum grupo alimentício específico ou mesmo façam dietas restritivas. Há, ainda, doenças que prejudicam a absorção de nutrientes, ou que possuam quadro de desnutrição.

Conheça mais sobre as vitaminas

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Vitaminas são indispensáveis para regular funções realizadas por nosso corpo. Através de exames de sangue específicos, médicos conseguem medir a quantidade delas no organismo e determinar, caso seja necessário, a dose correta de suplementos para normalizar a quantidade.

A maior parte das vitaminas são obtidas através de alimentação balanceada. Por isso, é importante que sua dieta contenha frutas, verduras, carnes, ovos e leite, por exemplo. Ter níveis adequados de vitamina no corpo ajuda a fortalecê-lo, deixando-o preparado para enfrentar eventuais doenças. Ou seja, a falta pode, sim, ser prejudicial à saúde, mas o excesso também.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também