Home
Notícias
Em quantos Deputados é possível votar nas Eleições 2022?
Notícias

Em quantos Deputados é possível votar nas Eleições 2022?

publisherLogo
Tecmundo
26/09/2022 20h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15219999/original/open-uri20220926-21-3ng9ni?1664224374
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Falta pouco tempo para a primeira fase das eleições de 2022. Ainda assim, há quem continue com algumas dúvidas sobre como funcionará o pleito deste ano e quem poderemos escolher para os cargos políticos, como os dos deputados, senadores, governadores e presidente da República. 

Se você ainda precisa de algumas informações acerca das vagas públicas que você ajudará a preencher a partir do seu voto, como é o caso de quantos deputados é possível votar nas Eleições 2022, acompanhe o texto! 

(Fonte: Pure Break)(Fonte: Pure Break)

Ao total poderemos votar em cinco cargos políticos, entre eles 4 Deputados Federais e 5 Estaduais.. Eles serão digitados na urna de acordo com a seguinte ordem:

Quando o eleitor digitar o número, aparecerá na tela o nome e a fotografia da candidata ou candidato, acompanhado da sigla do seu partido e o nome do cargo que disputa.

(Fonte: Jota)(Fonte: Jota)

No Brasil, os deputados e vereadores são eleitos por um sistema proporcional, decididos através do quociente eleitoral. Na prática, isso significa que nem sempre o candidato mais votado será o vencedor – diferente do que acontece nos cargos de presidente da República, governador, senador e prefeito, que são eleitos por sistema majoritário.

No sistema proporcional, os votos são computados primeiramente pelo partido ou coligação e depois pelo candidato. Ou seja, para que haja a decisão de quais deputados e vereadores serão eleitos, computa-se primeiro quais foram os partidos políticos vitoriosos para, em seguida, verifica-se quem são os candidatos mais votados. Por isso, costuma-se atribuir o mandato ao partido e não ao político.

De forma simples, funciona assim: calcula-se os quocientes eleitoral (QE) e partidário (QP). O QE é definido pela soma de votos válidos dividida pelo número de cadeiras em disputa. 

A partir daí, analisa-se o QP, que é o resultado do número de votos válidos obtidos pelo partido ou coligação, e divide-se pelo quociente eleitoral. O saldo desta cálculo indica o número de cadeiras que serão ocupadas.

A lógica deste sistema é que cada partido acaba elegendo um número de candidatos a deputado que é proporcional ao número total de votos recebidos por todos os seus deputados e o voto na própria legenda. 

Isto é, um candidato "forte" – no sentido de ter muitos votos – tende a garantir mais cadeiras para o partido. Quem vencerá a vaga são os que foram mais votados dentro daquele partido ou coligação.

(Fonte: CL Mais)(Fonte: CL Mais)

O cálculo de Deputados por cada estado é também proporcional, e envolve o número de eleitores do estado ou Distrito Federal, de acordo com dados apontados pelo IBGE. Contudo, há um mínimo (8) e máximo (40) de deputados federais que serão eleitos por cada unidade federativa.

Isso quer dizer que um candidato em um estado com uma maior quantidade de eleitores precisará receber mais votos que outro de um estado com menos eleitores para conseguir se eleger. Vejamos abaixo quantos deputados federais serão eleitos por cada estado:

O cálculo dos deputados estaduais é definido de acordo com o número de deputados federais. Quanto maior for a população daquele estado, maior será a quantidade de deputados estaduais eleitos. 

Se um estado tiver até 12 deputados federais, multiplica-se o número por 3 para verificar o número de deputados estaduais. Caso tenha mais de 12 deputados federais, calcula-se da seguinte forma: até o 12º deputado, faz-se uma multiplicação por 3 (exemplo: 12 deputados federais significa 36 estaduais).

Mas a partir do 12º deputado em diante, soma-se mais 1 por cada deputado federal. Um exemplo: Santa Catarina terá 16 deputados federais, então a conta será 12×3+4, totalizando 40 deputados estaduais.

(Fonte: Câmara)(Fonte: Câmara)

Por fim, apresentamos os dados finais de quantos novos deputados serão eleitos em nosso país. Elegeremos em 2022: 

Se você quiser ter noção da concorrência para estes cargos, veja só: o TSE registrou 234 candidaturas para o Senado, o que significa 8,7 candidatos por vaga – que renovarão um terço dos 81 assentos deste cargo. 

Já para a Câmara Legislativa do Distrito Federal, que é a maior concorrência esse ano, são 591 candidatos para 24 vagas, apontando a uma concorrência de 24,63 por assento.

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também