Rússia: Disney planeja suspender vários serviços no país como sanção
Tecmundo
O universo dos cinemas também está tomando partido e ações em represália às invasões russas na Ucrânia. Após suspender lançamentos nos cinemas da Rússia, a Disney anunciou, nesta quinta-feira (10), que também irá pausar outros trabalhos e projetos que estão acontecendo no país.
A ideia é continuar aumentando as sanções até suspender todo e qualquer tipo de relação entre a marca da Disney e a Rússia.
(Fonte: Disney/Reprodução)
Declaração de repúdio e sanções
De acordo com a declaração, quanto mais se estender a guerra, mais medidas serão tomadas. As atividades relacionadas ao National Geographic, que também pertence a companhia, estão entre as suspensas.
"Dado o ataque implacável à Ucrânia e a crescente crise humanitária, estamos tomando medidas para pausar todos os outros negócios na Rússia. Isso inclui licenciamento de conteúdo e produtos, atividades da Disney Cruise Line, revista e passeios da National Geographic, produções de conteúdo local e canais lineares', apresenta a declaração.
O anúncio continua dizendo que todas as atividades que forem possível serão pausadas imediatamente, e outras devem demorar apenas por conta de questões contratuais. Os canais lineares e alguns conteúdos e produtos de licenciamento estão entre os mais complexos de suspender.
Por fim, a Disney garantiu que manterá apoio aos funcionários russos, visto que essa é uma sanção contra as ações do presidente e do exército do país. Além disso, prometeu auxílio às ONGs e aos refugiados.
"Mesmo quando pausamos esses negócios, continuamos comprometidos com nossos dedicados colegas na Rússia, que permanecerão empregados. E continuamos a trabalhar com nossos parceiros de ONGs para fornecer ajuda urgente e outra assistência muito necessária aos refugiados”, finalizou a companhia na declaração.
(Fonte: Disney/Reprodução)
Pioneira nas sanções cinematográficas
É importante relembrar que a empresa cinematográfica dos Estados Unidos foi a primeira das grandes de Hollywood a tomar a decisão de suspender atividades e estreias na Rússia. Depois da decisão tomada pela Disney, outras produtoras de filme seguiram a ideia e cancelaram lançamentos no país.
Um exemplo é o cancelamento da estreia do filme The Batman, que só foi anunciada pela Warner Bros. após as decisões de sanções divulgadas pela Disney. A Netflix é outra grande empresa que anunciou a suspensão de produções originais na Rússia.