Home
Tecnologia
Artistas do TikTok: nomes que ganharam fama por causa da rede social
Tecnologia

Artistas do TikTok: nomes que ganharam fama por causa da rede social

publisherLogo
33giga
20/05/2022 15h48
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15017490/original/open-uri20220523-21-186pcvs?1653303960
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O TikTok se tornou uma espécie de termômetro do mercado fonográfico. Prova disso é que 75% dos usuários descobriram novas bandas por causa da rede social. Dados oficiais também apontam que 63% das pessoas ouviram músicas que nunca tinham ouvido antes. Esses achados, no entanto, não ficam dentro da plataforma. As canções que se popularizam por ali atingem plataformas de streaming e as rádios, alavancando seus cantores ao estrelato. Conheça quatro artistas do TikTok que ganharam fama fora do aplicativo.

Lil Nas X

Lil Nas X gravou a faixa Old Town Road em um estúdio independente de Atlanta, na Geórgia (EUA), que oferecia o local por US$ 20 às terças-feiras. Essa música, por sua vez, se tornou viral no TikTok por embalar o desafio #Yeehaw, que tinha a proposta de transformar os usuários em cowboys e cowgirls.

A repercussão na rede social fez com que a canção fosse a primeira a passar 19 semanas consecutivas no ranking Hot 100, da Billboard – lista que reúne faixas mais populares do momento de acordo com reprodução nas rádios, números de streams e vendas. O sucesso também foi bom para o rapper, que emplacou outros hits, como Panini, Industry Baby e Montero (Call Me By Your Name).

Marina Sena

Em agosto de 2021, a artista independente Marina Sena lançou seu primeiro álbum, batizado como De Primeira. Pouco tempo depois, o single Por Supuesto foi descoberto pela comunidade do TikTok. Diferentemente de outros sucessos da rede, a música não foi usada para um desafio ou uma dancinha. Foram mais de 40 mil vídeos de maquiagens, selfies, viagens, entre outros temas.

A popularidade na plataforma fez com que a faixa também ganhasse relevância no Spotify. Tanto é que a música chegou à primeira posição da playlist Viral 50 Global, um ranking diário das faixas que viralizaram no serviço de streaming.

Tones and I

A australiana foi de cantora de rua para uma das maiores artistas do TikTok. Em 2019, o segundo single de sua carreira, Dance Monkey, embalou uma série de desafios de transição e pegadinhas na rede social chinesa. A repercussão também foi essencial para a artista alcançar, naquele ano, 600 milhões de streams e mais 300 milhões de views no YouTube. E mais: a faixa entrou para o Guinness World Records, o livro dos recordes, como música mais buscada no Shazam. Foram 36,6 milhões de pesquisas.

João Gomes

Entre os artistas do TikTok está o pernambucano João Gomes, que ganhou os holofotes após viralizar na plataforma com Meu Pedaço de Pecado. Na rede social, os usuários passaram a fazer uma coreografia bem específica: bater uma das mãos fechada na outra, aberta. O gesto brasileiro, que demonstra uma situação problemática, foi usado em diversos contextos para expressar a letra da música.

Após a descoberta na rede chinesa, a canção de João Gomes chegou a alcançar a primeira posição nas playlists TOP 50 Brasil e Viral 50 Global, ambas do Spotify.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também