BMW GS: relembre a história desse clássico em duas rodas
33giga
Motocicleta desejada entre os brasileiros e popular nas estradas do país, tanto on-road quanto off-road, a BMW GS tem uma história que se iniciou há mais de 40 anos. Ela surgiu no começo da década de 1980.
Foi nessa época que o departamento de desenvolvimento da montadora usou sua experiência em competições off-road para projetar um modelo que unisse o melhor dos dois mundos. A ideia da era reunir capacidade fora de estrada, mas sem perder a desenvoltura para percorrer grandes distâncias.
Foi assim que, após uma breve gestação, de apenas 1 ano e 9 meses, nasceu a R 80 G/S – a popular BMW GS .
Concebida para ir bem nos dois mundos, a primeira G/S já tinha, em seu nome, sua vocação. É por isso que o nome veio com a barra entre o G e S, que significa terra/estrada. A R 80 G/S foi a primeira motocicleta de produção com roda traseira sustentada por um braço oscilante de um lado.
A construção, batizada de "Monolever" pela BMW, rapidamente convenceu os céticos iniciais com sua rigidez 30% maior em comparação com um braço oscilante convencional de dois lados e a remoção descomplicada da roda.
As características de condução do G/S, que pesa apenas 186 kg, encantaram clientes. Até hoje, a BMW GS faz história.