Parte abandonada do foguete Falcon 9 deve colidir com a Lua em breve
33giga
A primeira missão lançada pela SpaceX ocorreu em 2015. À época, o segundo estágio do foguete Falcon 9 não conseguiu retornar à Terra e também não escapou da gravidade entre Terra e Lua. Agora, essa parte abandonada está a caminho de colidir com a superfície lunar. Será a primeira vez que um objeto humano se chocará não intencionalmente com o satélite.
A revelação foi feita por Bill Gray, um dos criadores do software Project Pluto, que rastreia objetos próximos à Terra. O especialista convocou a comunidade de observadores, profissionais e amadores, para monitorar a parte abandonada do foguete em 4 de março. Vale dizer que a data é apenas especulativa, uma vez que não dá para prever exatamente quando o estágio cairá.
A estimativa de colisão, no entanto, é importante porque permitirá aos cientistas apontarem sondas e outros instrumentos para o local. Assim, será possível medir e analisar a cratera causada pelo impacto. A parte abandonada do foguete Falcon 9 pesa cerca de quatro toneladas e deve atingir a superfície da Lua em uma velocidade de aproximadamente 2,58 km/s.