TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Frota mundial de carros elétricos deve passar de 20 milhões até junho
Tecnologia

Frota mundial de carros elétricos deve passar de 20 milhões até junho

publisherLogo
Tecmundo
08/04/2022 19h50
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14954884/original/open-uri20220408-20-fk2upt?1649447550
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Segundo estimativas do Bloomberg New Energy Finance (BNEF) o planeta atingirá a marca de 20 milhões de carros elétricos (VE) em junho de 2022. O crescimento é notável e está surpreendendo os especialistas do setor, que tinham projeções bem mais moderadas.

Há apenas 8 anos, em 2016, apenas 1 milhão de elétricos rodavam nas estradas do planeta. Agora, a partir do segundo semestre desse ano, esse será o valor de novos carros colocados por mês no mercado.

A frota mundial atingirá a marca de 20 milhões de veículos elétricos (Fonte: Shutterstock)A frota mundial atingirá a marca de 20 milhões de veículos elétricos (Fonte: Shutterstock)

A velocidade de crescimento do setor é mais rápida que os especialistas esperavam há alguns anos. As primeiras estimativas da BP, empresa britânica de petróleo e gás, projetavam que o mundo alcançasse a frota de 71 milhões de EVs em 2035.

Com base nos dados de vendas atuais, entretanto, a marca deve ser alcançada dez anos antes, já em 2025. Atualmente, a China e a Europa encabeçam o mercado. Os Estados Unidos ficam em terceiro lugar, com participação modesta de 15%.

Mercado em expansão

O setor quer conquistar agora o consumidor japonês. Isso deve acontecer nos próximos anos, com o lançamento de modelos populares de montadores locais. A expectativa é que o crescimento seja rápido, semelhante ao que ocorreu na Coréia do Sul.

Com a saturação dos grandes mercados, espera-se que a atenção dos vendedores seja direcionada para regiões emergentes, incluindo no Brasil e países como Índia e México. Por aqui, a adoção de VEs mal começou ainda, mas existem sinais encorajadores.

É possível esperar que nos próximos anos haja uma adoção em massa de elétricos. Mas a BNEF estimou que existam 1,2 bilhão de carros populares, e até final do ano apenas 2% deles serão EVs. A conversão da frota completa é ainda um longo caminho a percorrer.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também