Jornal The New York Times anuncia compra do jogo Wordle
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4326/thumb/Tecmundo.png)
Tecmundo
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
O jornal The New York Times anunciou nesta segunda-feira (31) a aquisição do Wordle, o jogo de adivinhação de palavras que nos últimos meses virou um fenômeno das redes sociais.
Apesar de valores não terem sido revelados, a aquisição envolveu algo na casa dos "sete dígitos" — ou seja, um valor que pode ir de US$ 1 milhão a US$ 9,9 milhões.
O criador do game, Josh Wardle, também comunicou a venda em uma carta nas redes sociais.
Segundo o desenvolvedor, o sucesso da brincadeira teve um lado bastante positivo, já que são várias as histórias de como o desafio diário uniu famílias e ajudou pessoas a atravessarem momentos difíceis na pandemia. Por outro lado, o projeto acabou sobrecarregando o rapaz, que precisava manter tudo sozinho e sem formas de monetização.
Josh criou o desafio em 2020 para a sua companheira, também uma fã de quebra-cabeças envolvendo palavras, e logo disponibilizou o site publicamente.
No final do ano seguinte, especialmente pela jogabilidade simples e a possibilidade de comparar o desempenho a partir de postagens nas redes sociais, Wordle virou um fenômeno em redes sociais como o Twitter.
O futuro do Wordle
O site do game agora será transportado para dentro da plataforma do jornal, que já possui jogos bastante populares e tradicionais como as palavras-cruzadas diárias. A ideia é que o histórico de rodadas e o desempenho de cada usuário também seja portado.
Ao menos "inicialmente", Wordle seguirá como um jogo gratuito para novos ou velhos jogadores — ou seja, é possível que ele logo se torne parte da assinatura do jornal.
O sucesso gerou a criação de vários jogos parecidos em outros idiomas, como forma de homenagem, mas também golpes em lojas de aplicativos com falsas versões pagas.
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)