Microsoft Edge testa ferramenta que monta citações acadêmicas
Tecmundo
Nesta quinta-feira (4), a Microsoft divulgou mais detalhes da nova ferramenta de citações no navegador Edge. Com o objetivo de facilitar e agilizar trabalhos acadêmicos, a opção é capaz de gerar automaticamente as referências seguindo formatações específicas — a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ainda não foi incluída. Atualmente, o recurso está disponível nos canais de teste Canary e Dev com a versão 95 do software ou posteriores.
No momento, a extração e criação automática de citações é oferecida em um número limitado de sites e periódicos acadêmicos. Em endereços sem suporte, o usuário terá que adicionar o conteúdo manualmente para gerar a referência.
O lançamento do recurso no Edge "normal" ainda é incerto e ele está em fase de testes. Por ser uma ferramenta com foco em um grupo limitado de usuários, a empresa afirmou que não impactará a memória do dispositivo, caso não seja usada. Portanto, os arquivos necessários para a funcionalidade serão baixados quando ela for aproveitada pela primeira vez.
A referência é montada com base no preenchimento de diferentes informações como autor, site e data de publicação
Ademais, os usos de RAM e CPU serão afetados apenas durante o uso ou quando uma atualização for necessária. Por fim, a companhia informou que está trabalhando em mais novidades para ajudar a vida de estudantes, mas não revelou detalhes.
Tutorial para não sofrer com pesquisas
Para utilizar a funcionalidade, acesse o material desejado e crie uma nova "Coleção" no navegador utilizando o atalho de "Conjuntos", no canto superior direito da interface — logo ao lado da barra de pesquisa.
É importante criar uma coleção para que o recurso seja exibido no menu de configuração
Em seguida, selecione a janela formada e visualize as opções através dos "três pontinhos" no menu. Feito isso, habilite as citações, escolha uma formatação, clique nas aspas logo abaixo do nome do conjunto e aproveite as configurações disponíveis.