TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Sistemas do CNPq devem retornar em breve, diz Marcos Pontes
Tecnologia

Sistemas do CNPq devem retornar em breve, diz Marcos Pontes

publisherLogo
Tecmundo
28/07/2021 18h40
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14562686/original/open-uri20210728-19-1eawlvl?1627497931
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Em um vídeo publicado na manhã desta quarta-feira (28), o ministro da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), Marcos Pontes, afirmou que o apagão ocorrido nos principais sistemas federais de pesquisa está sendo consertado e tudo deve voltar ao normal em breve. O astronauta também disse que pesquisadores não devem se preocupar, uma vez que não houve perda de dados e nem há risco de prejuízos no pagamento de bolsas.

De acordo com o titular do MCTI, um problema no componente de um dos computadores do sistema causou a interrupção de comunicação com a interface, bloqueando o acesso aos dados. O ministro usou o seu canal "Diário de Bordo", no Instagram, para tranquilizar os pesquisadores: "Não teve prejuízo de dados e todos os dados do Lattes foram preservados”.

Citada por Pontes, a plataforma Lattes é um banco de dados que armazena todos os currículos de pesquisadores do país. Cerca de 84 mil pesquisadores são financiados com recursos do CNPq, e o pagamento de suas bolsas depende de consulta ao Lattes. A outra plataforma, a Carlos Chagas, também interrompida desde sábado (24), operacionaliza editais e chamadas públicas de fomento à pesquisa.

Fonte: Kleyton Amorim/UolFonte: Kleyton Amorim/Uol

O CNPq afirmou em nota que "o problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados". Questionado pela Folha de S. Paulo, o órgão descarta qualquer risco de perda de dados, afirmando que "existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento" dos sistemas.

O ministro Pontes comparou o problema de TI a um "pneu furado de carro" e afirmou que a empresa contratada para fazer o conserto deve liberar o sistema em breve. A nota divulgada pelo CNPq afirma que o órgão já dispunha de novos equipamentos de TI, e que a migração dos dados para esses equipamentos já havia sido iniciada antes mesmo do ocorrido.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também