Sistemas do CNPq devem retornar em breve, diz Marcos Pontes
Tecmundo
Em um vídeo publicado na manhã desta quarta-feira (28), o ministro da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), Marcos Pontes, afirmou que o apagão ocorrido nos principais sistemas federais de pesquisa está sendo consertado e tudo deve voltar ao normal em breve. O astronauta também disse que pesquisadores não devem se preocupar, uma vez que não houve perda de dados e nem há risco de prejuízos no pagamento de bolsas.
De acordo com o titular do MCTI, um problema no componente de um dos computadores do sistema causou a interrupção de comunicação com a interface, bloqueando o acesso aos dados. O ministro usou o seu canal "Diário de Bordo", no Instagram, para tranquilizar os pesquisadores: "Não teve prejuízo de dados e todos os dados do Lattes foram preservados”.
Citada por Pontes, a plataforma Lattes é um banco de dados que armazena todos os currículos de pesquisadores do país. Cerca de 84 mil pesquisadores são financiados com recursos do CNPq, e o pagamento de suas bolsas depende de consulta ao Lattes. A outra plataforma, a Carlos Chagas, também interrompida desde sábado (24), operacionaliza editais e chamadas públicas de fomento à pesquisa.
Fonte: Kleyton Amorim/Uol
O CNPq afirmou em nota que "o problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados". Questionado pela Folha de S. Paulo, o órgão descarta qualquer risco de perda de dados, afirmando que "existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento" dos sistemas.
O ministro Pontes comparou o problema de TI a um "pneu furado de carro" e afirmou que a empresa contratada para fazer o conserto deve liberar o sistema em breve. A nota divulgada pelo CNPq afirma que o órgão já dispunha de novos equipamentos de TI, e que a migração dos dados para esses equipamentos já havia sido iniciada antes mesmo do ocorrido.