TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Toyota para duas fábricas no Brasil por falta de chips
Tecnologia

Toyota para duas fábricas no Brasil por falta de chips

publisherLogo
Tecmundo
12/08/2021 18h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14596768/original/open-uri20210812-18-qicgzs?1628793593
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A japonesa Toyota anunciou na quarta-feira (11) que irá suspender a produção de veículos em suas unidades de Sorocaba e Porto Feliz, no interior de São Paulo, entre os dias 18 e 27. É a segunda vez neste ano que a empresa para a suas linhas de montagem devido à escassez mundial de semicondutores, embora na primeira vez, em março, a justificativa tenha sido aumentar o isolamento social.

Em nota divulgada, a Toyota explica que os funcionários dessas fábricas entrarão em férias coletivas, com retorno previsto para o dia 30 de agosto. A empresa afirma que a parada é inevitável neste momento, “apesar de todos os esforços que temos realizado ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, provocada pela pandemia de covid-19".

Quais veículos deixarão de ser fabricados?

Fonte: Getty Images/ReproduçãoFonte: Getty Images/Reprodução

Em Sorocaba, a Toyota produz os modelos Yaris (hatch e sedã), além do recém-lançado Corolla Cross, que estreou com ótimos volumes de vendas. As instalações também são o local de produção do Etios, que saiu de linha em março, mas continua sendo fabricado para exportação.

Na unidade de Porto Feliz, a empresa fabrica os motores 1.3 e 1.5 do Yaris e do Etios, além da versão 2.0 flex do Corolla e do Corolla Cross. Lá, a produção será afetada apenas parcialmente, uma vez que as demais unidades da Toyota no estado de São Paulo, em São Bernardo do Campo e Indaiatuba continuarão produzindo normalmente.

A interrupção na produção de veículos no Brasil por falta de semicondutores também afeta outras marcas. A Volkswagen tem interrupções em São Bernardo do Campo e Taubaté, enquanto a Fiat está produzindo o Argo, Strada e Mobi em Betim com apenas um turno. Uma das empresas mais afetadas, a Chevrolet interrompeu a fabricação do Onix em Gravataí (RS).

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também