Uber se recupera aos poucos, mas ainda perde dinheiro com serviços
Tecmundo
A Uber está recuperando o ritmo de crescimento prejudicado durante a pandemia, mas os custos ainda levantam dúvidas sobre a capacidade da empresa de ganhar dinheiro. Enquanto isso, o serviço de delivery acelera com velocidade, indicando que os hábitos domésticos estão se solidificando, mesmo com a redução das restrições por conta da covid-19.
O balanço financeiro do período de abril a junho de 2021 (Q2), divulgado na quarta-feira (4), foi o melhor relatório trimestral da empresa desde o início da crise sanitária. A Uber registrou faturamento total de US$ 3,929 bilhões, um resultado 105% maior que o registrado no segundo trimestre do ano passado.
A empresa anunciou que teve lucro de US$ 1,14 bilhão, fruto de um ajuste contábil que reconheceu a valorização recente das participações da companhia na Didi Chuxing, principal serviço de transporte de passageiros da China e dona da 99 no Brasil, e na startup Aurora, especializada em carros autônomos.
O serviço que a Uber desenvolveu para entregar comida, segundo a empresa, está rendendo ainda mais dinheiro. A receita do segmento totalizou US$ 1,96 bilhão, mais do que o dobro de um ano atrás. No entanto, o serviço de entrega acumula perdas à medida que se expande.
Ações em queda
Número de viagens com a Uber aumenta no segundo trimestre, mas continua abaixo do nível antes da pandemia. (Fonte: Pixabay/freestocks-photos/Reprodução)
Apesar dos resultados positivos da Uber, os investidores se concentram em outros parâmetros para decidir comprar ações da empresa e os papéis recuaram 4% após a divulgação do balanço.
Um dos indicadores utilizados é o lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização, conhecido como EBITDA, que registrou um resultado negativo de US$ 509 milhões.
A perda maior se deve, em grande parte, aos bônus e outros incentivos que a Uber está oferecendo aos motoristas para voltarem ao serviço de transporte depois que muitos desistiram devido a preocupações com a segurança durante o pior momento da pandemia.
No último trimestre, a empresa registrou um total de 1,51 bilhão de viagens oferecidas, mais do que o dobro do mesmo período do ano passado, mas ainda 30% abaixo dos níveis de dois anos atrás.