Home
Tecnologia
Ford desenvolve simulador de corridas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
Tecnologia

Ford desenvolve simulador de corridas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

publisherLogo
33giga
10/08/2022 10h56
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15144288/original/open-uri20220810-18-n5wq85?1660147550
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Os videogames mais modernos de automobilismo, como os usados nos eSports (esportes eletrônicos), são capazes de fazer com que o jogador se sinta no comando de um carro real, com volante, pedais e câmbio. Mas essa tecnologia não pode ser aproveitada por todos. Até o momento. Isso porque a Ford apresentou na Europa o primeiro simulador de corridas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O equipamento, chamado Team Fordzilla Ford Adapta, foi inspirado nos veículos adaptados da marca. A peça-chave é o volante, equipado com comandos que permitem o acionamento manual do acelerador e do freio. Desse modo, jogadores com deficiência ou limitação de movimentos podem ter uma experiência de direção semelhante à de um carro tradicional e competir no mais alto nível.

O simulador de corridas para pessoas com deficiência é compatível com diferentes consoles e jogos, incorpora um software com modo de mobilidade reduzida e tem a opção de realidade virtual ou até três monitores 4K.

Para apresentar o novo simulador, a Ford convidou Cisco García, um dos melhores tenistas profissionais em cadeira de rodas da Espanha e fã de videogames. Ele sofreu uma lesão na medula espinhal em um acidente, mas sempre buscou novos desafios e lutou pela acessibilidade no esporte. “Em vez dos pedais, você troca de marcha, acelera e freia no volante. Ele tem um colete que te faz vibrar como se estivesse dentro do carro e há também fones com um som brutal. Você sente que está realmente dentro de um carro de corrida”, conta.

O simulador de corridas para pessoas com deficiência foi desenvolvido pela empresa especializada Hi-Speed ​​Simulators, com apoio da Ford Espanha e da Fundação ONCE, por meio do programa para a mobilidade Ford Adapta, e do Team Fordzilla, equipe de eSports da montadora.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também