Por que jogos da Blizzard não estão mais disponíveis na China?
33giga
Nesta terça-feira (24 de janeiro), os jogos da Blizzard na China ficaram indisponíveis. O desligamento dos servidores se deve ao fato de que a desenvolvedora não chegou a um acordo com a NetEase, responsável pelas operações da empresa norte-americana em território chinês.
Por padrão, as empresas estrangeiras de videogames são obrigadas a firmar parceria com uma companhia local para atuar no mercado chinês, uma vez que o país tem regras específicas relacionadas à distribuição e ao conteúdo dos games. O contrato entre Blizzard e NetEase estava em vigor há 14 anos, mas, em novembro de 2022, as negociações para extensão da licença não seguiram adiante.
Com o encerramento da parceria, os chineses perderam acesso a jogos populares, a exemplo de World of Warcraft, Overwatch e Hearthstone. O único que ficou de fora do corte da Blizzard na China foi Diablo Immortal. Isso porque o game é assegurado por um acordo diferenciado, mantendo, assim, sua operação no país.
É válido destacar que o fim do contrato não só foi uma decepção para jogadores como também para funcionários da NetEase. Motivados por uma onda de demissões que ocorreu com o encerramento da parceria, colaboradores destruíram a marteladas uma estátua de World of Warcraft, que ficava em frente ao escritório da Blizzard na China, localizado em Xangai.
Apesar do término da parceria com a NetEase, a Blizzard não planeja acabar com as operações de forma definitiva. Tanto é que a desenvolvedora já está em busca de um novo representante local.