TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Como carro de Elon Musk foi confundido com asteroide?
Tecnologia

Como carro de Elon Musk foi confundido com asteroide?

publisherLogo
Aventuras Na História
13/02/2025 16h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16462269/original/open-uri20250213-18-1i4z7li?1739462739
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Tesla Roadster, veículo de propriedade do empresário Elon Musk, lançado ao espaço em fevereiro de 2018 por meio do foguete Falcon Heavy, encontra-se atualmente a mais de 386 milhões de quilômetros da Terra. Recentemente, sua presença no espaço gerou confusão entre cientistas, que o identificaram erroneamente como um asteroide.

O carro foi enviado como carga útil durante o primeiro teste do Falcon Heavy e ficou famoso por ser o primeiro automóvel de produção a ser colocado em órbita. O projeto incluiu um manequim conhecido como Starman sentado ao volante, simbolizando a inovação e ousadia do fundador da Tesla e da SpaceX.

Recentemente, astrônomos que monitoram objetos no espaço detectaram um suposto asteroide denominado 2018 CN41. A descoberta ocorreu em janeiro pelo Minor Planet Center (MPC), parte do Centro de Astrofísica de Harvard & Smithsonian.

O objeto foi inicialmente identificado por um cientista cidadão e estava situado a menos de 240 mil quilômetros da Terra na ocasião da descoberta.

A confusão

Conforme relatado pelo portal especializado Astronomy, essa proximidade classificou o corpo como um Objeto Próximo da Terra (NEO, sigla em inglês), levando os especialistas a monitorá-lo devido ao seu potencial risco de colisão com o planeta. No entanto, poucas horas após a divulgação inicial, o Minor Planet Center anunciou que revisaria suas descobertas.

O MPC confirmou que o objeto identificado não era um asteroide verdadeiro, mas sim o Tesla Roadster do bilionário. Em um comunicado oficial, afirmou: "[...] Foi apontado que a órbita detectada corresponde a um objeto artificial 2018-017A, porção superior do Falcon Heavy com o Tesla Roadster. A designação 2018 CN41 está sendo excluída e será listada como omitida", diz o documento oficial.

Os entusiastas do espaço podem acompanhar em tempo real a trajetória do Tesla Roadster através do site "Where is Roadster?", que fornece dados atualizados sobre sua localização, velocidade e distâncias em relação à Terra, Marte e ao Sol.

Atualmente, o Roadster está a aproximadamente 471 milhões de quilômetros de Marte e a mais de 242 milhões de quilômetros do Sol, deslocando-se a uma velocidade impressionante de 2.160 km/h.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também