“Dez vezes mais rápido que um avião”: relatos inéditos de pilotos brasileiros sobre OVNIs são revelados
Aventuras Na História
O Arquivo Nacional divulgou cerca de 30 documentos que relatam avistamentos de OVNIs por pilotos brasileiros no espaço aéreo do país em 2023 e que foram reportados ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas) da Força Aérea Brasileira (FAB).
+ Ex-almirante americano faz alerta para 'óvnis dos mares'
Em nota, o órgão explicou que os "OVNIs não significam necessariamente a existência de discos voadores ou extraterrestres". "A denominação serve para designar qualquer objeto voador que não teve sua origem identificada de maneira imediata. Ou seja, podem ser satélites, drones, balões, fenômenos naturais, entre outros", escreveu.
Relatos
Um dos relatos mais notáveis ocorreu na madrugada de 7 de fevereiro, quando um piloto avistou em Navegantes, Santa Catarina, uma "bola" variando de tamanho e movendo-se a uma velocidade dez vezes maior que a de um avião comercial. Este avistamento foi comparado a outros ocorridos na mesma região no ano anterior.
Conforme relatou o jornal O Globo, a maioria dos relatos veio da região Sul, principalmente dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em abril, um piloto que se preparava para pousar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, relatou ver um objeto estático que mudava de cor entre branco e laranja.
Outro piloto avistou de quatro a cinco objetos com luzes brancas intermitentes enquanto sobrevoava Ilha Comprida, São Paulo, em direção a Santa Catarina, no dia 21 de janeiro.
Esses objetos, segundo ele, se moviam em círculos a uma velocidade 8 mach (oito vezes a velocidade do som), o que causou espanto, pois o fenômeno não se assemelhava a satélites, lixo espacial ou qualquer outra explicação conhecida.