Novo estudo sugere que a vida na Terra é muito mais comum do que se pensava

Aventuras Na História






A vida na Terra pode ser muito mais comum do que até então pensávamos. Pelo menos é isso que sugere um novo estudo publicado recentemente no periódico científico Science Advances.
Por décadas, pesquisadores e estudiosos acreditavam naquilo que chamada de 'Teoria dos Passos Difíceis' — que sugere que a vida, como conhecemos, teria que passar por um conjunto raro de eventos para acontecer.
No entanto, a nova pesquisa sugere que esses 'passos difíceis' não foram tão complexos ou improváveis como costumávamos a crer. Muito pelo contrário, eles seriam, relativamente, simples.
Caso essa teoria seja comprovada, isso terá efeitos importantes para a vida em todo o universo. Afinal, o estudo sugere que a vida pode ter se formado em outros lugares também — apenas esperando para serem encontrados.
A nova teoria
Segundo explica matéria do The Independent, a 'Teoria dos Passos Difíceis' sugere que a vida, provavelmente, seria algo muito raro: sendo necessário que aconteça uma série de coisas para que ela surgisse.
"Esta é uma mudança significativa na forma como pensamos sobre a história da vida", disse Jennifer Macalady, professora de geociências na Penn State e coautora do artigo, repercute o veículo britânico.
"Isso sugere que a evolução da vida complexa pode ser menos sobre sorte e mais sobre a interação entre a vida e seu ambiente, abrindo novos e excitantes caminhos de pesquisa em nossa busca para entender nossas origens e nosso lugar no universo".
Em contrapartida, o novo estudo sugere que a vida foi formada por causa do ambiente global. Pode ser um processo relativamente previsível que acontece conforme o planeta avança, sugerem os pesquisadores.
Estamos argumentando que a vida inteligente pode não exigir uma série de golpes de sorte para existir", disse Dan Mills, que trabalhou no laboratório de astrobiologia do Professor Macalady na Penn State, em uma declaração.
"Os humanos não evoluíram 'cedo' ou 'tarde' na história da Terra, mas 'na hora certa', quando as condições estavam em vigor. Talvez seja apenas uma questão de tempo, e talvez outros planetas sejam capazes de atingir essas condições mais rapidamente do que a Terra; enquanto outros planetas podem levar ainda mais tempo", completou.


