TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Rio de Janeiro 1870: vídeo com IA recria cenários e divide opiniões
Tecnologia

Rio de Janeiro 1870: vídeo com IA recria cenários e divide opiniões

publisherLogo
Aventuras Na História
27/02/2025 18h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16472877/original/open-uri20250227-56-1cknaeb?1740679490
©Reprodução/Vídeo/@cinaima_films
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Produzido pela Cinaima Films, um vídeo curto tem encantado e intrigado as redes sociais ao apresentar uma visão de como seria a vida no Rio de Janeiro em 1870.

Criado com o auxílio de inteligência artificial, o filme de pouco mais de um minuto mostra paisagens exuberantes, com destaque para praias e montanhas, e cenas cotidianas como passeios à beira de lagos, feiras de rua e caminhadas no Jardim Botânico.

Na descrição, em inglês, os produtores descrevem uma cidade "desenhada pelo sol, embalada pelo mar e balançada pela brisa". Os comentários são majoritariamente de elogios à beleza das imagens, incluindo o da eterna Garota de Ipanema, Helô Pinheiro: "Amei! Que imagens lindas da nossa Cidade Maravilhosa. Parabéns!".

Críticas

No entanto, o vídeo também gerou críticas, especialmente pela ausência de pessoas negras nas imagens. Uma seguidora comentou: "Como era lindo, exceto para negros, mulheres, indígenas, pobres. Idealizado e branqueado, mas se a gente reclamar, é porque somos chatos e cheios de mimimi". A produtora respondeu prometendo uma continuação do vídeo: "Obrigado a todos parte 2 em breve!".

Outro ponto de debate foi a presença de bondes elétricos nas cenas. Em 1870, os bondes ainda eram puxados por animais, e a primeira linha elétrica do Rio de Janeiro só começou a circular em 1892. Além disso, alguns espectadores notaram o uso de um chapéu cônico, típico de sociedades orientais, por um pescador em uma das cenas, o que também gerou questionamentos.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também